Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

“Hora de Conto” especial na Biblioteca de Penafiel

A Biblioteca Municipal de Penafiel, apresentou no passado dia 23 de Setembro uma Hora do Conto diferente, com a participação de Simone Gonçalves, formada em Pedagogia, mediadora da leitura no Colégio Cristo Redentor, da Universidade Luterana no Brasil.

 

No âmbito de um projecto académico, Simone Gonçalves deslocou-se até a Biblioteca de Penafiel para recolher impressões de como as bibliotecas dinamizam a “hora de conto” tendo como amostra os contos tradicionais portugueses de forma a poder comparar e perceber as semelhanças e diferenças com os contos tradicionais brasileiros.

 

Através desta iniciativa, Simone Gonçalves conheceu o escritor Alexandre Parafita, autor de várias dezenas de livros, pelo que tem trabalhado sobretudo a obra deste autor.

 

Com uma plateia com cerca de 75 crianças ansiosas pela vinda da tão aguardada “Hora de Conto”, Simone Gonçalves abriu a sessão com o Conto “O galo Vaidoso”, dando asas à imaginação e recriando o conto de Alexandre Perafita numa autêntica peça de encenação, em que o “galo” se tornou como o actor principal no auditório da biblioteca de Penafiel.

 

De seguida, o conto "As cozinheiras dos livros" de Margarida Botelho, encenada desta vez por Céu Basto, responsável pela coordenação e animação do serviço educativo da Biblioteca Municipal de Penafiel, continuou a animar e a divertir a tarde da pequenada, com o olhar sempre atento da pedagoga Simone Gonçalves.

 

A sessão contou com 3 turmas do 1º ciclo, num total de cerca de 75 crianças,
que participaram na apresentação dos contos, que para além de uma tarde de estudo foi acima de tudo uma animada e dinamizadora forma de promover a leitura junto dos mais novos.

 

Gabinete Comunicação CM Penafiel