Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Penafiel: Apresentado “O Livro da Paulinha”, um exemplo de força e esperança

 

No passado dia 23 de Outubro, teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, a apresentação do livro "O Livro da Paulinha" com a presença da autora Paula Brito, Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Fernando Parada, representante da Clínica Arrifana, Antonieta Caldeira, Terapeuta de Fala, Fátima Nunes, Responsável pelo Gabinete de Educação Especial e Coordenadora do “livro da Paulinha” e Adelaide Galhardo, Directora da Biblioteca Municipal de Penafiel.

 

Paula Alexandra de Brito, mais conhecida por “Paulinha”, tem 12 anos e é portadora de paralisia cerebral com dificuldades motoras acentuadas, que restringem muitas das suas actividades da vida diária. Apesar das dificuldades, esta jovem e recente “escritora” através do seu espírito corajoso e perseverante, animado por uma alegria genuína, criou um livro que reúne pequenos textos e actividades desenvolvidas no decorrer das sessões individuais de terapia da fala, com a ajuda das suas orientadoras Antonieta Caldeira e Fátima Nunes.

 

Num auditório repleto de convidados, Paulinha mostrou durante toda a sessão a sua enorme felicidade e emoção pelo tão aguardado dia da apresentação do seu livro,” “Gostaria de agradecer a todos, que de forma directa ou indirecta, contribuíram para o meu livro. Gostaria de destacar a Clínica Médica Arrifana de Sousa, ao Dr. Parada, à D. Adelaide ao Sr. Nelson, à Dra. Antonieta Caldeira e à Dra. Fátima Nunes. Agradeço também à gráfica Invulgar e um especial agradecimento à minha família pelo apoio e carinho e à Câmara Municipal de Penafiel, ao Dr. Alberto Santos.”

 

Fátima Nunes, do gabinete de educação especial da Clínica Médica Arrifana de Sousa e responsável pela coordenação do “livro da Paulinha” referiu “ ser extremamente importante que casos como o da Paulinha sejam acompanhados, incentivados e divulgados. A Paulinha demonstra a toda a comunidade uma força de esperança e motivação extra para muitos pais e crianças em situações idênticas.”

 

Para Antonieta Caldeira,” Estava longe de imaginar que esta iniciativa teria um impacto tão positivo na Paula Alexandra, nem tão pouco figurei que hoje o “ Livro da Paulinha” pudesse ser publicado e divulgado. Com a construção deste livro, foi possível abordar e intervir de forma directa nos objectivos terapêuticos definidos, ao mesmo tempo que se abordavam de forma livre e descontraída questões das suas vivencias pessoais, aliado ao facto de ser possível ver tudo concretizado num objectivo comum: construir um livro.”

 

Alberto Santos, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel elogiou o trabalho desenvolvido pela “Paulinha”, “O resultado deste trabalho é surpreendente, um belo exemplo de que a criatividade não é só um dom de alguns. Através deste livro, a Paulinha prova que independentemente das circunstâncias que cada um possa ter, os objectivos podem ser alcançados através de muita força, dedicação e amor pelo que se faz. Tenho a certeza de que a partilha deste livro é um momento de felicidade para a autora, seus amigos e familiares, estando todos certamente à espera do próximo livro.

 

A cerimónia de apresentação encerrou com a citação de um poema do livro alusivo ao S.Martinho e a uma enchente na habitual sessão de autógrafos.