Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

PRESIDENTE DA CÂMARA DE PAREDES VISITOU SEDE DA NATO EM BRUXELAS

 

 

Celso Ferreira foi um dos sete autarcas portugueses convidados pela Comissão Portuguesa do Atlântico a integrar a comitiva na véspera da Cimeira de Lisboa

 

Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, foi um dos sete autarcas nacionais que integrou, na passada terça-feira, 26 de Outubro, uma Comitiva Portuguesa que visitou o Comando Central da NATO, em Bruxelas, na Bélgica.

O convite foi dirigido pela NATO e pela Comissão Portuguesa do Atlântico, tendo

participado na visita, para além do autarca de Paredes, os presidentes de Câmara de Arganil, Baião, Ferreira do Alentejo, Penela, Resende e Trofa, além do responsável do Comando Operacional da NATO em Portugal, Bernardino Gomes.

A visita tinha como objectivo estabelecer prioridades nos esforços de comunicação com importantes líderes de opinião portugueses.

No decurso da visita foram abordadas questões como o novo conceito estratégico da NATO, as relações NATO com a União Europeia e Rússia, a missão no Afeganistão e, naturalmente, a agenda da Cimeira da NATO em Lisboa, que terá lugar nos próximos dias 19 e 20 de Novembro.

A Cimeira que pela primeira vez se realiza na capital portuguesa vai trazer a Lisboa os 27 líderes da União Europeia e os Chefes de Estado e Governo da NATO, tendo como tema central o novo conceito estratégico de defesa da Aliança Atlântica e a aprovação de um documento que definirá as missões fundamentais da NATO nos próximos dez anos.

Na vista que efectuaram ao quartel-general da NATO, em Bruxelas, os responsáveis portugueses tiveram ainda a oportunidade de tomar contacto com a realidade da organização, nomeadamente através do diálogo com responsáveis nas áreas da diplomacia, gestão de crise e política de segurança.

O grupo foi ainda informado pelo Secretário-Geral Assistente para a Diplomacia

Pública, Stefanie Babst, dos esforços de diplomacia pública que presidirão

a Conferência em Lisboa. A jornada terminou com um encontro com o representante permanente de Portugal na organização, o embaixador João Mira Gomes, onde foi discutido o papel de Portugal na Aliança e outros assuntos de interesse para o país.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.