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Penafiel: Câmara Municipal lança petição popular pelo IC 35 Governo não recebe autarcas da região

EN- 106 regista 1 acidente de 2 em 2 dias, todas as semanas há 1 vitima  

 

10 Anos de promessas, cerca de 600 acidentes de que resultaram 230 feridos e pelo menos 7 mortos (entre 2007-2010), e uma total ausência de resposta a diversos pedidos de audiência ao governo, são argumentos mais que suficientes para colocar a circular uma petição sobre o IC 35.

 

Depois de os autarcas (12) da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa terem insistentemente pedido uma audiência ao governo para discutir a questão da Estrada Nacional 106 (EN 106), sem sucesso, não resta para já outra alternativa à Câmara Municipal de Penafiel que não seja a de lançar uma petição popular para solicitar à Assembleia da República a discussão da construção do IC 35.

 

O IC 35, recorde-se, foi prometido em 2001 na sequência da queda da ponte de Entre-os-rios, pelo então Primeiro-Ministro Antonio Guterres e foi ainda considerado por todos os partidos com assento na Assembleia da República, uma obra prioritária para o país.

 

O IC-35, mais do que um desejo ou uma reivindicação é uma necessidade para a região do Tâmega e Sousa e consta mesmo do Plano rodoviário Nacional 2000, uma vez que constitui uma alternativa à EN 106, que apresenta altos níveis de sinistralidade e um tráfego superior à sua capacidade de escoamento.

 

Dados complementares:

Porque é importante o IC-35?

- Porque a EN106 não oferece condições de segurança.

  

2007

2008

2009

2010

Total

Acidentes

170

169

151

83

573

Feridos

72

46

48

38

204

Feridos graves

6

5

10

3

24

Mortos

0

2

3

2

7

Vitimas

78

53

61

43

235

Fonte: GNR De 2007 a 2010 feridos que viessem a falecer no hospital não eram contabilizados, como vítimas mortais.

 

 

- Porque a EN 106, esgotou a sua capacidade de escoamento de tráfego. Passam mais de 16 mil veículos por dia ou 27 000 utilizadores.

 

- Porque as actuais condições da EN106, não permitem ao tecido empresarial local e regional, escoar os seus produtos com a rapidez necessária, aumentando os custos de circulação fazendo com que deixem de ser competitivos.

 

- Porque a EN 106, pelas más condições de segurança e de circulação, afasta visitantes, turistas e investimento do território. 

 

- Porque o IC-35 é um pequeno investimento (64 milhões) que ajudaria a aumentar a produtividade, aumentar a exportação e a reduzir custos aos empresários e ajudaria a conseguir mais investimentos para a região.

 

Quanto custa esta obra?

 

Quanto custa

Para quantos IC´s 35 daria...

Estimativa de utilizadores por dia

IC-35

64 Milhões

---

27 574*

TGV - troço Poceirão-Caia

 1.473 Milhões

22

2.246**/ 25.500(Lx-madrid)

3ª Travessia sobre o Tejo

1.700 Milhões

26

34.500***

Novo Aeroporto

5 mil milhões

77

ND

* Com base no número de veículos que passaram no posto 1 (estudo da CMP), ou seja 243 307 temos 16 220 veículos por dia de estudo. Considerando que 70% dos 16 220 veículos, 11354, são ligeiros e que em Portugal em media cada ligeiro transporta 2 passageiros, temos uma estimativa de 22 708 utilizadores só nos veículos ligeiros e 4866 utilizadores para os restantes veículos. A estimativa de utilizadores da EN 106 no posto 1(Pieres) , é assim de 27 574/dia.

** Com base em estimativas da RAVE

*** Com base na Apresentação do projecto em 2008 da TTT pela RAVE