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AdDP e Projecto “Mil Escolas” com Novas Acções Lúdico-Pedagógicas nas Escolas Vencedoras: EB 1/JI de Pereiras - Caíde de Rei- Lousada

 

Decorreram, como programado, no dia de 21 de Janeiro de 2011 - entre as 9h30 e as 12h30, as acções lúdico-pedagógicas para todos os alunos do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo da Escola EB 1/JI de Pereiras-Caíde de Rei-Lousada, envolvidos no projecto “A Criança a Agir e a Ribeira a Sorrir” vencedor do Concurso Projecto “Mil Escolas”, com a presença de cerca de 110 alunos e professores.

A Águas do Douro e Paiva (AdDP) iniciou, assim, mais um ciclo de implementação de novas acções lúdico-pedagógicas do Programa Integrado de Educação Ambiental (PIEA): A Água e os Nossos Rios - Projecto “Mil Escolas” 2009-2011, em dez escolas do 1.º Ciclo e em cinco escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, previamente seleccionadas.

 

 

Durante a implementação destas acções naquela escola, foram oferecidos aos 53 alunos do 1º Ciclo presentes -o Livro de Bolso / Guia de Campo- e aos 4 professores -o Manual Pedagógico / Agenda do Professor- previstos para o ano lectivo 2010/2011.

A continuidade do Projecto foi assegurada com a realização das acções lúdico-pedagógicas para todos os alunos envolvidos no projecto vencedor do Concurso Projecto “Mil Escolas”. Foram desenvolvidas cinco oficinas para os alunos do 1.º Ciclo: A Expressão Dramática e a Natureza, Imagens contam Estórias, Água em Movimento, Teatro de Fantoches – “O meu rio” e “Na Pele dos Anfíbios”. Os alunos do JI só não frequentaram a oficina Água em Movimento, dado o conteúdo da mesma. Todas as actividades foram objecto de um olhar atento e participativo de João Roseira, representante da AdDP, de Maria João Carvalho, Coordenadora responsável pela implementação do projecto nesta escola e Coordenadora deste Estabelecimento de Ensino, e de Paulo Moreira, Vice - Director do Agrupamento de Lousada-Este.

Estas acções educativas pedagógicas e científicas sob a temática ambiental têm como objectivo primeiro contribuir com uma valorização e enriquecimento das competências e valências dos professores e alunos, disponibilizando-se ferramentas e estratégias de intervenção na promoção da sensibilização e consciencialização futura de toda a comunidade e, de uma forma mais particular, à comunidade escolar directamente envolvida, para a importância da preservação do recurso escasso que é a água e do seu consumo/uso racional.

O envolvimento de todos neste processo é estratégico e determinante para o êxito de toda a acção e para a promoção de uma efectiva sensibilização ambiental, enquadrada pelos princípios da Agenda 21 Local e Agenda 21 Escolar.

As acções desenvolvidas pela empresa na região em que se insere, nomeadamente aquelas que visam a sustentabilidade na sua vertente social, foram reconhecidas em 2010 pela APCER, com a Certificação da AdDP na norma de Responsabilidade Social (SA 8000). Este reconhecimento externo vem juntar-se à recente Acreditação do Laboratório de Processo da AdDP, também em 2010, e à certificação conjunta do Sistema de Gestão Integrada nas Normas Internacionais de Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001) e Segurança (OHSAS 18001), pela qual, em 2003, a AdDP foi pioneira.