Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva em Penafiel, para debater “ Crise nos Trabalhadores”

 

A Câmara Municipal de Penafiel organiza no próximo dia 7 de Fevereiro, às 21h30, no Salão nobre dos Paços do Concelho, uma conferência subordinada ao tema “ Crise nos Trabalhadores” com a participação do Secretário-Geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva.

 

O tema a desenvolver integra-se no contexto das conferências já organizadas pela Câmara Municipal de Penafiel, que tem vindo a abordar assuntos de interesse regional, nacional e internacional, de extrema actualidade.

 

O conferencista convidado, Manuel Carvalho da Silva nasceu em Viatodos, Barcelos, em 1948, no seio de uma família de pequenos agricultores. Frequentou a Escola Industrial Carlos Amarante em Braga onde concluiu o curso de Formação Montador Electricista.

 

Adquiriu formação profissional na área de organização de trabalho, em Julho de 2000 licenciou-se em Sociologia no ISCTE e em 2007 conclui o Doutoramento em Sociologia, ISCTE, com distinção e louvor (por unanimidade). Dedicando-se desde o início da sua actividade à defesa dos trabalhadores, foi eleito coordenador da CGTP-IN em Junho de 1986 e é desde Dezembro de 1999 Secretário-Geral, designação adoptada nesta Central Sindical pela primeira vez.

 

O Secretário-Geral da CGTP-IN é membro do Comité executivo da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), Membro do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos e Membro do Comité do Diálogo Social (Comité Político), entre outros.

 

No exercício do seu cargo sindical, tem participado ao longo dos anos em congressos, conferências e colóquios nacionais e internacionais e foi já, também, delegado dos trabalhadores portugueses a conferências anuais da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Autor de múltiplos artigos sobre sindicalismo, trabalho, economia e desenvolvimento em revistas da especialidade. Tem participado, com textos ou capítulos, em diversas publicações. Autor dos livros: Acção Sindical – Transformação e Desenvolvimento; Agir Contra a Corrente – reflexões de um sindicalista, editados pelo Campo das Letras, respectivamente em Outubro de 2000 e Outubro de 2002 e Trabalho e Sindicalismo em Tempo de Globalização – Reflexões e Propostas, editado pelo Círculo de Leitores/Temas e Debates em Outubro de 2007.

 

Em 2009, Manuel Carvalho da Silva recebe o Prémio Manuel Lopes, com o estudo "Os sindicatos no campo da acção social e política - reivindicações e propostas, negociação e contratação colectiva", atribuído por IEFP.

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.