Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

11ª edição Mostra de Doces Conventuais de Amarante aposta na formação

Alerta para apreciadores de doçaria conventual: a Mostra de Doces Conventuais de Amarante está de volta aos Claustros da Igreja de São Gonçalo! Os doces conventuais que chamam milhares de visitantes à cidade continuam a não constar das cartas dos restaurantes. Foi esta a lacuna que a Associação Empresarial de Amarante (AEA) detetou e decidiu, esta edição, apostar na formação. Worshops com o chef Álvaro Costa e a parceria com a Gelados de Portugal são as novidades deste ano. O ambiente histórico, estreitamente ligado à doçaria conventual, continua a destacar as Lérias, os Foguetes, os Papos de Anjo, as Brisas do Tâmega e os São Gonçalos, entre outros.

A grande novidade desta 11ª edição da Mostra de Doces Conventuais de Amarante é a oficialização da parceria com a Gelados de Portugal. “Apercebemo-nos de uma lacuna: os restaurantes do concelho não apostam nos doces conventuais como sobremesa nas suas cartas”, afirma Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEA. Este foi o ponto de partida para o workshop do chef Álvaro Costa, que tem como objetivo diversificar as opções de sobremesa, combinando os doces conventuais e gelados.

O turismo é um dos fatores mais importantes para a dinamização desta iniciativa, que conta já a sua 11ª edição. Amarante tem registado um crescimento exponencial de visitantes nos últimos anos, o que tem contribuído para a expansão dos negócios locais e a criação de novos espaços de restauração, essenciais para a divulgação da gastronomia local e tradicional.

Para além da gastronomia, a feira vai contar com vários momentos culturais, tais como espetáculos de música tradicional e dança, a cargo do Centro Cultural de Amarante, Coro Polifónico de Amarante, e uma sessão de teatro interativo durante a noite de sábado.

Ana Guedes