Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Sentir Penafiel em Abril

Em Abril, eventos mil, em matéria cultural…

 

…na biblioteca…

 

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal vai proporcionar à comunidade inúmeras actividades enquadradas com a revolução dos cravos, onde a promoção do livro e da leitura fazem parte dos ateliers propostos, como o de expressão plástica “Retalhos de Livros”; a oficina de leitura “Avós contam contos”; a exposição documental “ Cartazes de Abril”, a “Hora do Conto” com os livros de José Jorge Letria e de Rui Grácio e ainda o “ Encontro com o escritor” e o “ Encontro Poesia & Música”.

 

A terceira edição da oficina de leitura – “Avós contam contos” no dia 6, às 10h00, vai uma vez mais fomentar e reforçar a interacção entre os utentes da santa casa da misericórdia e os alunos dos Jardins-de-infância e Ensino Básico de Penafiel. “ Fábulas Maravilhosas” é a obra escolhida para interligar duas gerações distintas. A oficina de leitura contará ainda com a presença de Augusta Soares, de Rio de Moinhos com as obras “ O Soldado João” de Luísa Duclas Soares e “ Gato Gatão Poeta de Profissão”, de Graça Breia.

 

A “Hora do Conto” do mês de Abril vai contar com a leitura dos livros de José Jorge Letria: “O Livro que só queria ser lido”, e também “ “ O Canteiro dos livros “. O livro do autor Rui Grácio “ Olá, eu sou um livro”, também fará parte desta actividade destinada aos alunos dos jardins-de-infância e Ensino Básico. Relembrando o 25 de Abril terá ainda lugar na biblioteca a leitura do conto “ 7x 25 Histórias de Liberdade” da autoria de Margarida Fonseca Santos. A Hora do Conto realiza-se à segunda-feira pelas 14h30 e de terça-feira a sexta-feira pelas 10h00, sujeito a marcação prévia.

 

No dia 7 de Abril, terá ainda lugar a Sessão de Contos com Adélia Carvalho, com a obra “ A Crocodila Mandona” para os alunos do ensino básico e jardim de Infância, com uma sessão às 10h00 e às 14h00, sujeito a marcação prévia.

 

A actividade “Acontece… Aos sábados, famílias na biblioteca!”, já frequente na Biblioteca Municipal, vai promover no dia 9 de Abril o atelier “Poesia em Família ” com o encontro com a escritora Luísa Azevedo autora do livro “ Desenhei - te um Poema” seguindo – se animação e a teatralização da obra da autora.

 

Quanto ao cinema, a Biblioteca vai projectar no seu auditório no dia 6 “ Chovem Almôndegas ”, dia 13 “Shrek para Sempre”, dia 20 “ 5 e Eu” , e dia 27 “Dragão”.

 

No atelier de expressão plástica – “Retalhos de Livros” os participantes serão desafiadas a completar e ilustrar os retalhos a partir da selecção de pequenos enxertos de livros. A actividade será adaptada às diferentes faixas etárias e acontecerá às Terças e Quintas das 14h30 às 16h00.

 

A actividade “Encontro com Escritor… “, no dia 15 de Abril, às 21h30, vai ter a presença de Miguel Miranda que apresentará o seu livro “ Dai - lhes senhor o eterno Descanso”. O sexto romance do autor retrata o caso de um detective, Mário França, que na sua terceira missão tem pela frente mais um caso impossível de resolver. Um caso relacionado com o terrorismo internacional e as máfias de leste, mas também com um Portugal de brandos costumes e atrasos constantes. O autor de “Dai lhes senhor o eterno descanso” é medico e autor de vários romances, livros de contos e livros infantis. Já recebeu várias distinções e tem os seus livros traduzidos em Italiano e representados em várias colectâneas. A apresentação da obra ficará a cargo de Alfredo de Sousa.

 

Ainda no mês de Abril a Auditório da Biblioteca Municipal acolherá a iniciativa “Encontros… Poesias & Músicas de Abril “. Esta actividade terá lugar no dia 21 de Abril pelas 21:30 h, a poesia ficará a cargo de Celeste Pereira e acompanhada por Pedro Lopes ao piano.

 

No âmbito das comemorações do 25 de Abril decorrerá durante todo mês a “Exposição Documental – Cartazes de Abril”, dando a conhecer cartazes relativos ao 25 de Abril desde 1974 até à actualidade.