Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Penafiel: JSD marcou o Dia Nacional da Juventude

A JSD Penafiel realizou 4 actividades para assinalar as comemorações do Dia Nacional da Juventude. No dia 24 foi organizada uma sessão da formação “Sub-18” na Escola Secundária de Penafiel. Perante uma plateia de jovens estudantes do ensino secundário, os líderes da JSD defenderam queparticipar no processo político é um exercício de cidadania. Através desta iniciativa a JSD Penafiel pretendeudemonstrar aos estudantes que fazer política é debater, é participar, é tomar decisões e fazer opções, é organizar a vida em sociedade e tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No Sábado a JSD Penafiel organizou mais uma actividade para a juventude penafidelense: uma edição do “Promove-te”. Este programa pretende divulgar “bandas de garagem” do concelho dando uma oportunidade a esses jovens de mostrarem o que valem. Na segunda edição do “JSD Promove-te” o palco foi da banda riodemoinhense GODARK'S.

 

Empreendedorismo na agenda da JSD

Em pleno Dia Nacional da Juventude, 28 de Março, os jovens sociais-democratas organizaram uma conferência sobre “Empreendedorismo Jovem”, com a presença do Presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Manuel Teixeira afirmou que os desafios profissionais dos jovens são cada vez mais exigentes e que “os jovens não se podem encostar ao Estado”. A JSD Penafiel acredita na promoção do empreendedorismo é um dos grandes desafios da sociedade. Para tal é necessário fazer reformas no ensino, de modo a que os jovens desenvolvam, durante o seu processo de aprendizagem, as sua capacidade para inovar e empreender.

Nesse sentido, a JSD Penafiel lançou o “B-one”, um balcão on-line sobre empreendedorismo, onde os jovens podem aceder a informações úteis sobre os apoios que existem para criarem o seu próprio negócio. Esta plataforma, ainda embrionária, pretende ser interactiva e desenvolver-se através do contributo dos visitantes, sendo que a informação sobre cada tema será cada vez mais aprofundada nas áreas onde os visitantes demonstrarem mais interesse ou dúvidas.