Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Medicina desportiva e gestão do peso em debate

No âmbito dos convívios científicos sobre desporto e saúde

 

A Câmara de Lousada tem desenvolvido diversas iniciativas no âmbito da actividade desportiva. O mês de Abril conta diversas actividades que se juntam a outras que, habitualmente, decorrem nos recintos desportivos existentes no concelho.  

 

Na passada sexta-feira, dia 25, realizou-se o primeiro encontro no âmbito dos “Convívios Científicos”, numa parceria entre a Câmara Municipal de Lousada, o Lousada Ténis Atlântico e a Clínica Médica do Exercício do Porto (CMEP). 

 

Este primeiro encontro, que juntou cerca de 100 pessoas no auditório da Escola Secundária de Lousada, teve como temas principais “Medicina desportiva – o nosso conceito”, apresentado pelo Dr. Jaime Milheiro, e “Gestão de peso – o nosso conceito”, apresentado pelo Prof. Doutor José Soares. Ambos os palestrantes são médicos na área de medicina desportiva.

 

Na apresentação do Dr. Jaime Milheiro esteve em evidência o rendimento que os atletas têm e que pode ser melhorado acrescentando que “na maioria das vezes os médicos no desporto estão na perspectiva reactiva, como é o caso da traumatologia”.

 

Durante a conferência uma das ideias que foi defendida é que o exercício físico sob orientação clínica é aplicado na reabilitação, patologia, prevenção, no controlo de peso, na competição e na vertente anti-aging.    

 

Para o Dr. Jaime Milheiro a definição de atleta é que “toda a gente que faz exercício”. Assim, o facto de alguém subir as escadas e ficar cansado, mas insistir, reflecte a melhoria de performance e a tentativa de melhorar a resistência.

 

A segunda intervenção esteve a cargo do Prof. Doutor José Soares que começou por afirmar que “nunca se ter falado tanto de peso e de exercício como nos dias de hoje”. Mas também nunca se viram tantas pessoas gordas como agora, mas nunca se viu tantos locais para andarem a pé e para fazer exercício.

 

O excesso de peso leva a uma redução de esperança de vida, “sendo que muitas pessoas não conseguem emagrecer por falta de conhecimentos”, como destacou o Prof. Doutor José Soares Ainda de acordo com o palestrante, que primou pela boa disposição, há mitos que deveriam ser esclarecidos, avançando com os valores energéticos de determinados alimentos, em que a conclusão é que “muitas vezes cortamos em alimentos que não deveríamos e ficamos com fome”.  

 

As gorduras são a grande diferenciação nas refeições e não tanto os hidratos de carbono, como se pensa uma grande parte das vezes e só faz sentido gerir o peso com as variáveis da alimentação e exercício físico em simultâneo. Das várias sugestões que foram enumeradas durante a intervenção as conclusões passaram pela ideia de que “perder peso não é fácil e nem é para todos, por isso obriga a um compromisso muito grande entre médico e paciente”. 

 

Para o Vereador do pelouro do Desporto, Prof. Eduardo Vilar, “estes encontros são importantes para a comunidade em geral, mas sobretudo para professores de educação física, atletas das várias modalidades. Por isso, autarquia decidiu associar-se, conjuntamente com o Lousada Ténis Atlântico e a Clínica Médica de Exercício do Porto”.

 

Encontros trimestrais para falar sobre medicina e desporto

 

O Lousada Ténis Atlântico ao promover os Convívios Científicos juntamente com o Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Lousada tem por objectivo ajudar os profissionais das várias áreas do desporto e da saúde assim como os próprios praticantes a entenderem as novas metodologias de ensino.

 

De acordo com Prof. Rui Silva, do Lousada Ténis Atlântico, “o desporto ao ser plural e contribuir para a formação pessoal, social e desportiva de todos, independentemente da etnia, do sexo da idade e do nível de habilidade desportiva ou do desporto praticado, deve ser orientado por treinadores com qualidade e qualificados para o desempenho da função”.

 

Estão agendadas outros encontros para os próximos meses com destaque para temas como a Morte Súbita, Asma e Psicologia Desportiva, entre outros.

 

Gabinete Imprensa CM Lousada