Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

HPA transita para Centro Hospitalar com excelente condição económica.

HPA com melhores resultados, mais cirurgias e consultas realizadas.
 
O Hospital Padre Américo, Vale do Sousa, E.P.E., irá transitar para o novo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com altos níveis de produção cirúrgica e de consulta e com excelentes resultados económicos, devendo terminar pela terceira vez consecutiva o ano com resultados operacionais positivos. (Cash Flow )
Na demonstração de resultados do 1º Semestre de 2007 é possível verificar um aumento de cerca de 24,48% dos proveitos, contra um aumento ligeiro de 0,34% do lado dos custos.
O HPA apresentava a Junho de 2007, um resultado líquido na ordem dos 2.604.846 euros, sendo previsível que no final do ano obtenha pela primeira vez um resultado líquido positivo.
O Hospital tem assim, alcançado importantes ganhos operacionais.
Tendo em conta que em 2006 o Hospital Padre Américo, foi dos poucos Hospitais E.P.E., a não receber qualquer verba extraordinária em sede de convergência, e de não ter sido contemplado com qualquer “Anulação de dividas” na rede do SNS, estes resultados mostram bem o esforço do HPA ao nível financeiro, sem esquecer a vertente assistencial e os ganhos em Saúde para a população.
Ao nível cirúrgico, o HPA apresenta no final do 1º Semestre de 2007,dos melhores valores nacionais em termos de mediana de tempo de espera para cirurgias programadas, que era em Julho de 2,1 meses.
As cirurgias convencionais registaram igualmente em 2006 um crescimento notório, com um número total de intervenções realizadas no Bloco Operatório Central de 14.209 (+ 42,3% do que em 2005), sendo que as cirurgias programadas cresceram 39,6 %.
Ao nível da cirurgia do ambulatório o HPA, regista um fortíssimo crescimento, com 4.618 intervenções realizadas e 2006, ou seja + 96% do que em 2005.
No que à produção diz respeito, todas as áreas do Hospital contribuíram para esta evolução favorável. (Comparação com 2005.):
- Internamento, 17.182 doentes saídos (+12,5 %)
- 148.534 Consultas realizadas (+10,9%)
- Primeiras consultas (indicador que mostra o acesso dos utentes aos serviços do Hospital) +25,2%.
- Hospital de Dia cresceu + 49% (para 19.287 sessões)
Estes valores de produção traduzem-se em ganhos óbvios em Saúde para a população, sem esquecer o aspecto financeiro do HPA.
Simultaneamente o HPA investiu na qualidade e na certificação, aguardando-se para breve a Acreditação Internacional do Hospital.
O Hospital Padre Américo, Vale do Sousa, E.P.E. é hoje um hospital dinâmico, que procura utilizar adequadamente a capacidade instalada, servindo com qualidade e resolvendo o maior número de problemas aos doentes, com importantes ganhos de produtividade, como se vê.
 
Gabinete de Comunicação HPA-VS, E.P.E.