Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Juventude em destaque durante dois dias

Jornadas e Festival no concelho mais jovem de Portugal continental

 

A Câmara de Lousada promove na próxima sexta-feira, dia 1, a oitava edição das Jornadas da Juventude que têm como mote “Empreendedorismo e desenvolvimento regional”.

Durante o dia de trabalhos, que vão decorrer no Auditório Municipal, vão ser apresentados diversos temas por especialistas em áreas diversas.

A Vereadora do pelouro da Juventude, Dra. Cristina Moreira, destaca que o tema destas Jornadas é muito pertinente pelo facto do concelho se assumir como o concelho mais jovem de Portugal Continental e também por ser habitual termos muita juventude em todas as actividades realizadas pela autarquia”.

A sessão de abertura tem início para as 10h00. Segue-se o primeiro painel que tem como tema “O desporto como factor de promoção da sustentabilidade regional”, com moderação do Dr. Romeu Mendes, do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano. O primeiro tema tem como base a “Laborsano: um exemplo de empreendedorismo desportivo”, em que vai ser orador o Dr. Marco Monteiro, sócio-gerente da empresa.

A manhã tem continuidade com o segundo tema referente ao “Desporto de aventura e desenvolvimento do turismo”, com a intervenção do Prof. Doutor Luís Quaresma. “Associativismo desportivo e desenvolvimento regional” é o tema apresentado pelo Prof. Doutor António Serôdio, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A tarde tem continuidade com o painel “Aprender a empreender”, com moderação da Dra. Marta Vieira de Sá, responsável regional do Norte da Júnior Achievement Portugal.

O primeiro tema vai ser apresentado pela Dra. Sara Medina, Bussiness Angel. A intervenção tem como mote “Como construir uma empresa de sucesso”. O tema seguinte é da responsabilidade do Dr. Artur Queirós, Vice-Presidente da Cooperativa para a mobilidade do Emprego, que vai falar sobre “Empreendedorismo – um projecto de vida profissional.  

As Jornadas da Juventude vão ainda ser palco da entrega dos certificados de participação a todos os alunos da Escola Secundária de Lousada que participaram no projecto “A Empresa”, da Junior Achievement Portugal.

À semelhança do que aconteceu na edição anterior vai realizar-se o Flash Mob, pelas 13h45, junto à Câmara. Os Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas num local público para realizar determinada acção inusitada previamente combinada. A coreografia da dança está disponível no facebook da Câmara Municipal.

O convite é deixado a todos para que participem nos dois dias de actividades, em que, para além das Jornadas, o Festival da Juventude tem um cartaz muito apelativo.

 

Festival na sexta e sábado no Complexo Desportivo

 

A autarquia associa-se mais uma vez ao Festival da Juventude que este ano tem como cabeças de cartaz bandas rock locais a partir das 21h30, como é o caso da Banda Alcatrão, mas também Collteral Damage, Drumstone_inc e Live Act de MC Miss Amy.

Ainda na sexta-feira o público pode assistir à actuação dos dj´s Pedro Tabuada, Miguel Rendeiro, Miguel Barros, Mariana Couto, entre outros.

No sábado, a partir das 22h00 regressa a música ao Complexo Desportivo com os dj´s Pedro Cazanova, Emanuel, Bruno R´. 

A par da música quem pretender pode ainda usufruir da animação em actividades como insufláveis, paintball, jogos de hóquei em campo.