Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Mostra de Produtos Locais e Feira de Artesanato

Verão Cultural com muita animação

 

            O Festival Tradicional de Lousada terminou ontem com o encerramento da Feira de Artesanato.

A Feira do Livro, a Feira de Artesanato e a Mostra de Produtos Locais são parte integrante do Verão Cultural de Lousada que atraem pessoas de vários locais do país e também emigrantes lousadenses que passam pela terra natal durante os meses de verão.

De 22 a 26 de Julho a Feira de Artesanato teve, para além da animação musical diária, 20 pavilhões com artesãos de áreas diversas como os bordados, rendas, cestaria, artigos em cortiça, tamancaria, madeira, filigranas e olaria.

Nesta XV Feira de Artesanato o mote foi o artesanato tradicional, em que se pretendeu valorizar este tipo de trabalhos em que identifica a sua origem, a cultura de um povo e a tradição, bem como a memória e a intemporalidade. Desde a primeira edição, que o objectivo desta feira passa por promover as artes e ofícios tradicionais de Lousada, da região e do país, bem como dinamizar cultural e turisticamente o município.

Os espectáculos que todas as noites têm animado a Praça das Pocinhas são variados com destaque para o grupo de Dança das Piscinas Municipais, os Cavaquinhos de Lodares, as Concertinas de Nespereira e de Baião. Mas também o folclore internacional do Chile e da Geórgia, da Turquia e da Polónia, a música portuguesa com a actuação de Luís Machado e do mítico grupo lousadense Rosas Negras e o grupo Vatikano.