Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados à região de Santo Tirso

Iniciativa municipal vai abranger cerca de 2000 pessoas

 

Três primeiras freguesias viajam na próxima Quarta – Feira

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover na próxima Quarta – Feira, 31 de Agosto e nos dias 7 e 9 de Setembro, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

O passeio deste ano, que terá como destino o concelho de Santo Tirso, na região do Vale do Ave, e vai contemplar uma visita ao Museu Municipal Abade Pedrosa e ao Mosteiro de S.  Bento, naquela cidade minhota, que foi fundado por D. Unisco Godiniz e seu marido Abunazar Lovesendes, primeiro senhor da Maia e ancestral desta família, em 978, conforme documento publicado por D. António Caetano de Sousa.

Recorde-se que o Couto do Mosteiro de S. Bento foi instituído e doado em 1097 pelos condes D. Henrique e D. Teresa a Soeiro Mendes da Maia, que, por sua vez, o doou em 1098 ao D. Abade do mosteiro, Gaudemiro, tornando o mosteiro num dos mais poderosos do país, tendo obtido, inclusive, Bulas de protecção dos Papas Inocêncio III e Honório III.

O almoço de confraternização vai ter lugar no emblemático Monte de Nossa Senhora de Assunção,  local de culto muito conhecido naquela região, onde os Séniores Paivenses vão ter possibilidade de visitar o Santuário local e desfrutar de um parque espectacular, contando com animação musical e convívio durante a tarde, onde se evidencia a colaboração da edilidade de Santo Tirso.

Para além do envolvimento da Policia Municipal, a autarquia tirsense vai colaborar com a animação musical nos três dias de passeio, sendo que no alto do Monte Córdoba, vão actuar no dia 31 de Agosto, a Associação Amigos de Sanguinhedo, a Banda Xaranga com artista popular no dia 7 e o Rancho Etnografico de Santa Maria de Negrelos – Roriz,  na tarde do dia 9 de Setembro.

                               O regresso será feito pela Parque da Nossa Senhora da Saúde, nos Carvalhos – Gaia, onde para além do lanche, os participantes voltam a ter um agradável momento de convívio e  de animação musical para evidenciar a alegria desta grande jornada de confraternização da familia paivense.

O “ Passeio Convívio Sénior” é uma iniciativa do programa “ Viver Activo, Viver Melhor”, que tem como objectivo a promoção do bem-estar à população idosa do concelho e a sua inclusão na comunidade, e no qual se incluem acções de animação sócio-cultural e de ocupação dos tempos livres.

O “passeio dos idosos” promovido anualmente pela autarquia paivense, com a colaboração das Freguesias, vai a caminho de três décadas de existência.

Ao longo destes anos, tem permitido a descoberta de várias regiões do país, tornando-se uma tradição enraízada, um evento esperado sempre com grande entusiasmo e ansiedade.

Na perspectiva do presidente Gonçalo Rocha, depois do sucesso alcançado no ano passado, o “ Passeio Convívio Sénior/2011 ” visa estimular a vida activa, quebrar o ciclo de solidão e de isolamento (que tantas vezes acompanha o quotidiano de muitos idosos), e fortalecer a sua auto-estima e, acima de tudo, deve ser uma iniciativa solidária, cooperante e humanizada para com este grupo da nossa população, que espera carinho de todos nós e o reconhecimento pelo contributo que já deram para o engrandecimento da nossa terra “.

 

Datas do Passeio, por grupos de freguesias:

- Dia 31de Agosto - Grupo 1 - freguesias: PARAÍSO, PEDORIDO, RAIVA.

- Dia 7 de Setembro – Grupo 2 - freguesias: FORNOS, STA. MARIA DE SARDOURA, S.MARTINHO DE

SARDOURA.

- Dia 9 de Setembro – Grupo 3 - freguesias: BAIRROS, REAL, SOBRADO.

Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada com grupos oriundos das próprias freguesias, sendo que no Monte de Nossa Senhora da Assunção, a CM de Santo Tirso vai colaborar na festa e na recepção à numerosa comitiva senior paivense.

No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses terão a oportunidade de fazer uma paragem na Srª da Saúde, nos Carvalhos, local atractivo e espaço agradável para concretizar a última visita aos farnéis.

Para além do apoio médico e de enfermagem que será disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre, com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva., para além da empenhada colaboração da CM de Santo Tirso.

 

GIRP/Carlos Oliveira