MUNÍCIPIO DE PAREDES DISTRIBUIU CABAZES DE NATAL POR MAIS DE 2 MIL FAMÍLIAS CARENCIADAS DO CONCELHO
Iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal permitiu a distribuição de mais de 30 toneladas de bens alimentares essenciais a 2.087 agregados das 24 freguesias do concelho de Paredes
O Município de Paredes concluiu ontem, quarta-feira, na Junta de Freguesia de Rebordosa, a distribuição de mais de 2 mil cabazes de Natal pelas famílias mais carenciadas do concelho, numa iniciativa que se repete a cada ano de forma crescente.
“Num contexto económico cada vez mais difícil, é natural que os números sejam superados a cada ano, pois há cada vez mais famílias a passarem por dificuldades no nosso concelho”, confirmou Hermínia Moreira, vereadora do Pelouro de Ação Social do Município de Paredes, que em 2011 sinalizou um total de
2.087 agregados abrangidos por esta iniciativa, contra os 1.850 do ano passado e os 1.777 de 2010.
“É uma iniciativa que reflete a necessidade social que o concelho tem vindo a evidenciar, nomeadamente, com o aumento galopante do desemprego. Há muitas famílias que já estão a ser apoiadas pela Câmara Municipal e pela Rede Social do concelho através de outras iniciativas. Mas este ato reveste-se sempre de uma significado especial pela quadra que festejámos, já que irá proporcionar a muitas famílias carenciadas do nosso concelho uma ceia de Natal mais digna e com um pouco mais de alegria”, referiu, por sua vez, Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, que ontem, ao final da tarde, fez questão de entregar pessoalmente os últimos cabazes às cerca de 140 famílias sinalizadas na freguesia de Rebordosa.
“É um gesto simbólico, mas que reflete a preocupação e o respeito desta Câmara Municipal por todos aquelas pessoas que discretamente solicitam este apoio. Independentemente da cor política de cada Junta de Freguesia, estaremos sempre ao lado de quem mais precisa. E se hoje estou aqui em Rebordosa, é porque a Câmara Municipal sempre colaborou com esta Junta, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar e acima de qualquer divergência política”, referiu ainda o autarca de Paredes.
Divididos por três tipos de categoria, consoante o número de elementos de cada agregado familiar, o cabaz, com um peso médio de 15 quilos, é composto por uma dezena de bens alimentares essenciais, como arroz, massa, azeite, açúcar, leite, bolachas, aletria, entre outros.
No total, a iniciativa promovida pelo Município de Paredes permitiu a distribuição de mais de 31 toneladas de alimentos pelo conjunto das 24 juntas de freguesia do concelho.