Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

MUNICÍPIO DE PAREDES RENOVA APOIO ÀS ATIVIDADES DESPORTIVAS DE 29 CLUBES E ASSOCIAÇÕES DO CONCELHO

Renovando o seu apoio à atividade desportiva no concelho, o Município de Paredes celebrou esta segunda-feira, na presença dos representantes de 29 clubes e associações locais, o agora denominado Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, no qual se compromete a assegurar os custos inerentes às taxas de inscrição, exames médicos e seguros dos atletas dos escalões de formação nas associações ou federações das respetivas modalidades.

“Como sempre, o objetivo deste programa, anualmente suportado pelo Município, é estimular e incentivar a prática desportiva junto dos mais jovens, apoiando os clubes e as associações locais que promovam a formação e o desporto juvenil e adaptado”, começou por justificar Cândido Barbosa, vereador responsável pelo Pelouro do Desporto, explicando que, este ano, “e atendendo ao disposto na nova Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, foi necessário alterar a designação de Protocolo para Contrato Programa de Desenvolvimento Desportivo”.

Apesar de alguns necessários ajustes, o Município de Paredes compromete-se com este documento a suportar os encargos relativos ao custo das taxas de inscrição, exames médicos e seguros, de forma a promover a prática desportiva concelhia: “Gostaríamos de poder contribuir com mais, mas a verdade é que esta é a oferta possível no contexto atual”, acrescentou Cândido Barbosa.

“As condicionantes de natureza orçamental são públicas e conhecidas de todos, pelo que não podemos ir além destes apoios. Estamos atualmente a trabalhar, e pelo segundo ano consecutivo, com menos 23,4% da receita, o que significa em que em dois anos perdemos já o equivalente a 50% da receita de um ano inteiro”, pormenorizou Celso Ferreira.

Apesar deste contexto, “a verdade é que estamos a investir no desporto como nunca, apostando na construção de infraestruturas que eram indispensáveis à prática desportiva indoor. Com efeito, e como é também público, estamos atualmente a lançar seis novos pavilhões polidesportivos no concelho, com conclusão prevista para setembro a outubro deste ano, num investimento global que ultrapassa os 4,5 milhões de euros, dos quais 650 mil euros saem da despesa corrente da Câmara”, destacou o presidente da autarquia.

“No final deste mandato, e graças a este investimento, maioritariamente financiado por fundos comunitários, Paredes terá reforçado exponencialmente a sua oferta de equipamentos desportivos, passando a contar com nada menos do que 31 pavilhões gimnodesportivos, já contando com os das novas escolas. Ficará apenas a faltar o Pavilhão Multiusos da Cidade Desportiva, cuja candidatura deverá ficar concluída até final deste mandato”, revelou ainda Celso Ferreira, cuja prioridade seguinte é “avançar para a construção de cinco a seis relvados sintéticos no concelho, num programa a ser lançado no próximo ano e após criteriosa avaliação junto dos clubes mais necessitados”, concluiu. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.