Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Serviço de Cardiologia do CHTS já colocou 55 pacemakers

A unidade de pacing do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa já implantou 55 pacemakers desde a sua abertura, em Agosto do ano passado. A nova unidade na área do diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e que permite a implantação de dispositivos médicos cardíacos como pacemakers vem juntar-se à Clínica de Insuficiência Cardíaca Avançada, onde são seguidos, actualmente, perto de 150 doentes.

De acordo com Paula Pinto, directora do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, “o novo centro de pacing é uma mais-valia para os doentes da região Norte, que vão poder ser assistidos nesta unidade, sem necessidade de ser transferidos para outros centros mais distantes”, como acontecia até agora.

Também as consultas de revisão dos dispositivos médicos são realizadas no serviço, permitindo assim uma redução de custos acentuada, no que toca ao transporte e acompanhamento dos pacientes, e uma maior comodidade para os doentes e seus familiares, refere a cardiologista.

Aproximadamente dois milhões de europeus são portadores de pacemaker. Em Portugal, estima-se que são implantados anualmente cerca de sete mil pacemakers. Existem duas indicações principais para este dispositivo médico cardíaco: sintomas associados a frequência cardíaca lenta (síncope, tonturas, cansaço fácil) e risco elevado, no futuro, de surgirem estes sintomas.

Este novo serviço vem juntar-se à Clínica de Insuficiência Cardíaca Avançada, a funcionar desde há um ano e que permite dar resposta mais rápida e eficaz aos doentes, numa região onde a prevalência desta patologia é muito elevada. Actualmente, a clínica tem cerca de 150 doentes em tratamento.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.