Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

MUNICÍPIO DE PAREDES DISTINGUIDO COM MEDALHA DE OURO DA AMA PELOS RESULTADOS OBTIDOS NO PROGRAMA SIMPLEX AUTÁRQUICO

O Município de Paredes foi distinguido com a medalha de ouro pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) pelos resultados alcançados na terceira edição do programa Simplex Autárquico.

Lançado em 2008, o Simplex Autárquico é um programa nacional que tem como objetivo a simplificação e modernização de procedimentos e formalidades em todas os níveis da administração pública, incluindo os municípios.

Superando as melhores expectativas da AMA, participaram nesta terceira edição do programa um total de 125 autarquias (45% dos municípios de Portugal Continental) que acordaram um conjunto de 710 medidas municipais de simplificação administrativa com impacto na prestação de serviços aos cidadãos e empresas, bem como na organização dos processos de trabalho no seio da Administração.

De acordo com o relatório final apresentado pela AMA, esta terceira edição alcançou uma taxa de execução global de 75 por cento, um limiar que foi atingido ou superado por 80 Municípios, 22 dos quais registaram mesmo uma taxa de execução de 100 por cento.

Apresentando um dos programas mais ambiciosos a nível nacional, a autarquia de Paredes foi um dos exemplos de sucesso na implementação deste programa de simplificação administrativa, registando uma taxa de execução de 100 por cento nas 14 medidas propostas.

No distrito do Porto, apenas os concelhos de Paredes e do Porto foram distinguidos com a medalha de ouro pela Agência para a Modernização Administrativa relativamente às medidas implementadas em 2010/2011.

COMUNICADO DE IMPRENSA > 3 DE MARÇO 2012

“A modernização administrativa é para nós um desígnio político e um dos traços mais inovadores do nosso programa de simplificação de serviços. Com a aplicação destas medidas, estamos a contribuir decididamente para desburocratizar a Administração Pública local e facilitar a vida aos nossos cidadãos e empresas”, justifica Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Por todos estes motivos, é com redobrada satisfação que constatámos que Paredes é uma das autarquias modelo no âmbito deste programa, atingindo uma taxa de execução de 100 por cento em todas as medidas que se propôs realizar”, acrescentou o autarca.

Refira-se que o Município de Paredes tem vindo a desenvolver nos últimos anos diversas ações de modernização e reorganização de processos de forma a melhorar o seu funcionamento interno, diminuir os custos de contexto e garantir um atendimento mais eficaz e rápido aos munícipes e empresas.

Entre as várias medidas já em funcionamento, destacam-se, por exemplo, a descentralização do Balcão Único em freguesias do concelho, autenticação do registo online através do Cartão de Cidadão, serviço de reclamações, pedidos de informação e sugestões online, desenvolvimento do projeto “A Minha Rua” (permite reportar várias situações relativas a espaços públicos através do Portal do Cidadão), uso da tecnologia VOIP nas comunicações de voz nos serviços municipais, contratação pública eletrónica, gestão documental e arquivo digital, recibos de vencimento eletrónicos de todos os trabalhadores, utilização de Intranet e difusão de informação por SMS, pagamentos por Multibanco, wireless nos edifícios municipais e reuniões de Câmara sem papéis, entre outras.

A aposta nas novas tecnologias de informação passa também pelo maior dinamismo e inserção de conteúdos no site na Internet compatíveis com equipamentos móveis (sistemas iOS e Android), facilitando o acesso a serviços e informações a qualquer hora do dia.

De resto, a Câmara Municipal de Paredes é atualmente a única autarquia do país em que todos os novos processos de obras particulares são unicamente submetidos através da plataforma de serviços online, numa medida que vigora já desde o passado mês de janeiro. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.