Folia arranca amanhã até dia 1 de maio
Adiafa, A Barraca, Chapitô, Peripécia, Jangada entre outros
A 12.ª edição do Folia – Festival das Artes do Espetáculo de Lousada começa dia 25 de abril e prolonga-se até dia 1 de maio. O Folia é uma organização conjunta da Câmara Municipal e da Jangada teatro, com o apoio do programa Operacional Regional do Norte e da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção – Geral das Artes.
No dia de abertura do Festival vão estar em palco os Adiafa, com a sua música tradicional, com início marcado para as 21h30, no Auditório Municipal.
No dia 26, quinta-feira, o espetáculo é protagonizado por Maria do Céu Guerra, com a companhia de teatro A Barraca, que sobe ao palco com a peça “D. Maria, a Louca”. Esta representação tem em palco dois atores - Maria do Ceu Guerra e Adérito Lopes – que contam uma história que começa com a corte portuguesa que parte no mês de Novembro de 1807 para o Brasil. A trama fala do sobre o facto de o Príncipe Regente não autorizar o desembarque na Baía de Guanabara, da sua mãe, a rainha louca.
No dia 27, sexta-feira, sobre ao palco do Auditório Municipal o Teatro de Montemuro com a peça “Louco na Serra”. A história centra-se no que acontece debaixo de uma tempestade na Serra de Montemuro três homens a viver em lugares distintos da serra, recordam os eventos do ano anterior e a queda de Leandro e da sua família no caos.
No sábado, dia 28, é a vez da Peripécia Teatro apresentar o espetáculo “1325: Mulheres tecendo a paz”. Este título reflete o número da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exorta os estados membros à inclusão das mulheres na construção e manutenção da paz. A interpretação está a cargo de Ángel Fragua, Noelia Dominguez e Sérgio Agostinho.
No dia seguinte, domingo, o Teatro das Beiras apresenta “D. Pura e os camaradas de abril”.
Os últimos espetáculos são, no dia 30, da responsabilidade da companhia anfitriã, a jangada teatro, com “Médico à força”, e no dia 1 de maio “Cão que morre não ladra”, pela Companhia do Chapitô.
A par dos espetáculos de palco, vai estra durante estes dias em que decorre o Folia patente a exposição de fotografia “Aqui jaz(z) Lousada”. A exposição é da autoria de Cristiana Coelho e está patente no átrio do Auditório Municipal.
Este ano o Folia traz uma novidade ao nível dos bilhetes. Assim, o bilhete geral para os sete dias de Festival quem optar por comprar um bilhete geral paga 20 euros, economizando 28 por cento do valor de todos os espetáculos, que em modo individual tem um custo de quatro euros. Com este bilhete pré-pago o lugar está garantido e escolhido, tendo que levantar o mesmo até meia hora antes do início do espetáculo.