Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Fonte Arcada ganha novo espaço dedicado à cultura

 

A Junta de freguesia de Fonte Arcada inaugurou no passado dia 24 de Junho, o novo Centro Cultural e Juvenil de Fonte Arcada.

Com este nova valência na freguesia, a Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada, passou a ter sede própria num espaço independente e plural, onde vai albergar toda a “vida” da Associação, num espaço que pretende ser a expressão maior de toda a sua dinamização cultural recreativa e um espaço de encontro entre todos os sócios e amigos.

Para o Presidente da Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada, Eng. César Ferreira, “A partir de hoje, a Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada tem uma nova casa, onde apresentamos o resultado de muito trabalho e dedicação e que só faz sentido com a presença de toda a comunidade. Tudo o que fazemos na associação é organizado pela metade, tudo depende da vossa metade, da vossa ajuda e da vossa participação. Neste dia tão especial, onde o passado, o presente e o futuro se cruzam, queremos deixar uma palavra especial a todos os jovens e a todos os sócios que viveram e vivem esta associação de uma forma muito intensa.

A Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada, uma associação sem fins lucrativos e que dinamiza a atividade cultural da freguesia, desde 1983, organiza várias atividades ao longo do ano, com destaque para a “Colónia de Férias”, no qual levam todos os anos cerca de 40 crianças a passar férias, na zona de Matosinhos, durante 12 dias, por um preço simbólico de cerca de 40 euros.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Fonte Arcada, Paulo Jorge Ferreira “Ao inaugurar hoje o Centro Cultural e Juvenil de Fonte Arcada estamos a chegar ao culminar de uma estratégia traçada ao longo dos últimos anos por parte da junta de freguesia e em estreita colaboração com a Camara Municipal de Penafiel. Uma estratégia que visa dotar todas as coletividades da freguesia de um espaço próprio para que as faltas de condições não possam ser um entrave ao seu desenvolvimento. Depois da criação do nosso centro escolar, fonte arcada ficou com este edifício disponível para poder ajudar as suas forças vivas e para poder alimentar os naturais desejos daqueles que amam e servem fonte arcada. Este é sem dúvida o caso da Associação dos Amigos da Cultura de Fonte Arcada que já há muito sonhava com esta possibilidade.

Para além da “colónia de férias”, a AACFA organiza todos os anos um fim de semana radical, desfile de carnaval, a Festa de Natal, exposições e têm ainda um grupo de bombos, os Zés Pereiras.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos,“ Estamos hoje a assinalar um marco importante em prol da Cultura e da Juventude, na freguesia de Fonte Arcada. Em Penafiel encaramos a Cultura como um pilar fundamental na estruturação da nossa comunidade, reforçando a noção do nosso valor identitário e sobretudo a noção de que a cultura não é um bem menor. A cultura é aquilo que nos alimenta enquanto comunidade e é aquilo que nos faz ligar ao passado, que nos faz sentir pertença a uma comunidade com os seus valores, tradições e costumes. Ao entregar este espaço, estamos a dar continuidade a uma longa tradição de promoção e desenvolvimento cultural e social e que, a partir de agora, tem o seu próprio espaço físico para poder trabalhar e desenvolver as suas atividades.”

Com este novo espaço, a associação pretende estender o seu plano de atividades, estando previsto a realização de diversos concertos e peças de teatro.