Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Felgueiras: José Maria Teixeira de Magalhães (1950-2008)




Há pequenos gestos e atitudes que fazem a diferença e ressalvam o carácter das pessoas e/ou instituições.
E numa época em que vivemos atormentados pela crise e pela insegurança no futuro, e como temos pautado sempre a nossa acção na afirmação pela positiva dos valores patrimoniais e humanos da nossa Terra, valerá a pena partilhar este pequeno exemplo, como trilho de esperança num futuro melhor e o quão reconfortante é vivermos na edificação e na afirmação de Airães, de uma forma solidária e desprendida.

Religiosamente, por altura da realização anual do seu Festival de Folclore, o Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães recorda sempre um dos seus mais activos e entusiastas membros, o Sr. José Maria Teixeira de Magalhães.
De uma forma simples, mas cheia de significado, todos os anos colocam um ramo de flores na sua sepultura, mantendo viva e próxima uma lembrança de quem tanto deu à terra e ao grupo, e que muito cedo partiu do nosso convívio.
José Maria Teixeira de Magalhães foi um membro activo da Paróquia de Santa Maria de Airães, várias vezes eleito para a Assembleia de Freguesia de Airães e um apaixonado pelo Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães.
Visionário e um enamorado pelas novas tecnologias, foi graças ao seu contributo que aquele Grupo Etnográfico assumiu uma das primeiras presenças felgueirenses na Internet, auxiliou à construção da Sede Social e à angariação do valiosíssimo espólio etnográfico, que hoje constitui o seu Museu, marco vivo de tradições e ofícios locais, para além da sua organização e respeito técnico de trajes, danças e cantares.
Parabéns ao Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães por este seu gesto de homenagem, a provar que somos uma Terra com memória!



JF Airães



Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.