Município paredense faz grande investimento na Educação
Dando seguimento à aposta clara que tem vindo a fazer no sector da Educação, a Câmara
No âmbito das atribuições e competências das autarquias no que respeita aos estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar, designadamente em matéria de gestão dos equipamentos educativos e apoio ao desenvolvimento de actividades complementares de acção educativa, o executivo aprovou a atribuição de subsídios para expediente, limpeza e aquisição de material pedagógico no valor de 71.590 euros.
Considerando os compromissos assumidos no ano lectivo anterior no que respeita ao reordenamento da rede escolar e desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular e que os mesmos significam a disponibilização de transporte para a deslocação de alunos para outras escolas e para as piscinas e pavilhões desportivos para o desenvolvimento da actividade física e desportiva houve necessidade de utilizar os recursos existentes e proceder à cativação dos três autocarros do município para estes serviços.
Neste sentido e à semelhança do ano passado a autarquia paredense vai atribuir uma verba de 6,50 euros por aluno, como forma de compensar os estabelecimentos de ensino pela privação do autocarro para as visitas de estudo realizadas quer pelos Jardins-de-infância, quer pelas Escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
O valor global do subsídio a atribuir, tendo em conta o número de alunos a frequentar cada estabelecimento de ensino será de 30.394 euros para o 1.º ciclo e de 11.726 euros para o pré-escolar.
Recorde-se que o município de Paredes viu aprovada a candidatura ao programa de generalização do ensino de inglês nos 3.º e 4º ano e de outras actividades de enriquecimento curricular, abrangendo os alunos do 1.º ao 4.º ano de todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
Neste sentido, atendendo a que o plano de actividades proposto para as escolas inclui o ensino de Inglês, Música/expressão musical, Actividade Física e Desportiva e Expressão Plástica o Executivo, deliberou, ainda, transferir a respectiva verba para a aquisição de material pedagógico. Uma vez formalizada a parceria com os agrupamentos de escolas para a implementação do projecto foi definida uma verba (13 euros) por aluno destinada à aquisição de material pedagógico (manuais, fotocópias e outro material de desgaste) que os professores/agrupamentos de escolas consideram necessário para o desenvolvimento das diferentes actividades, o que perfaz a quantia de 60. 788 Euros.