Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Câmara e Assembleia Municipal empossados

 

Lousada quem nos motiva e inspira, que nos entusiasma e emociona que nos fortalece e realiza”

 

A instalação dos órgãos autárquicos, Câmara e Assembleia Municipal, decorreu no dia 28 de outubro, no Auditório Municipal.

A sessão teve início pelas 18h30 e começou por ser efetuada a assinatura e o juramento de todos eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal.

Os primeiros a tomar posse foram os 21 elementos que compõem a Assembleia Municipal começando com Jorge Magalhães, eleito pela lista do Partido Socialista (PS) e com Carlos Pacheco, eleito pela lista da Coligação Lousada Viva.

Assinaram ainda Joaquim Santos, eleito pela lista do PS, Sandra Silva, Coligação Lousada Viva, Maria de Lurdes Castro, PS, e Cristóvão Ribeiro, Coligação Lousada Viva.

Pelo Partido Socialista assinou também João Ferro e Marisa Pereira, pela Coligação Lousada Viva, assim como, o socialista João Correia e João Carvalho, pela Coligação Lousada Viva.

Seguiu-se o juramento da eleita Sónia Ribeiro e Mário Sérgio Cunha pelo PS e ainda Manuel Neto, pela Coligação Lousada Viva, Nelson Oliveira, pelo PS, Cidália Neto, pela Coligação Lousada Viva, Diana Regadas, pelo PS, Flipe Barbosa, pela Coligação Lousada Viva, José Bernardino Nogueira, pelo PS, Manuel Gonçalves, pela Coligação Lousada Viva, António Esteves, pelo PS, e Ana Sofia Bessa, pela Coligação Lousada Viva.

De igual modo e por inerência da lei foram empossados os Presidentes de Junta de Freguesia eleitos. Pela freguesia de Aveleda José Martins, Caíde de Rei, Adão Moreira, Lodares Armando Moreira, Macieira Alberto Sousa, Meinedo Pedro Moreira, José Ferreira, pela freguesia de Nevogilde, Adrião Paulo Mendes de Sousela, Elisa Rosa do Torno e Antonio Silva de Vilar do Torno e Alentém.

Pela União de Freguesias de Cernadelo e Lousada (S. Miguel e Sta. Margarida) tomou posse Eduardo Taveira, pela União das Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem Eduardo Vilar e pela União de Freguesias de Figueiras e Covas Maximiano Teixeira e pela União das Freguesias de Lustosa e Barrosas Santo Estêvão Armando Silva.

José Nunes tomou posse pela União de Freguesias de Nespereira e Casais e Fausto Oliveira pela União das freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga.


Foi uma honra presidir a este órgão sem esquecer o Dr. Mário Fonseca


Uma das intervenções efetuadas esteve a cargo da Presidente da Assembleia cessante, Dr. Lurdes Castro, que salientou “ter sido uma enorme honra presidir ao órgão deliberativo do Município, mas sem esquecer as circunstâncias trágicas que foi o desaparecimento do Dr. Mário Fonseca”.

Ainda de acordo com a Presidente cessante “aproveito para saudar os novos eleitos, formulando votos para que sejam reunidos contributos para a construção de um concelho mais próspero, mesmo com estas circunstâncias muito ingratas que nos aguardam, devido à grave situação financeira do país”.

Na opinião da Dra. Lurdes Castro “A Assembleia constitui a expressão plena do poder local e porque a intervenção cívica é fundamental para melhorar a qualidade da nossa democracia“.

O crescimento económico e a criação de emprego como referencial estratégico”

Seguiu-se a instalação da Câmara Municipal com o juramento dos seis vereadores e do Presidente da Câmara.

Em primeiro lugar, Pedro Machado eleito pelo Partido Socialista, tomou posse como Presidente da Câmara Municipal.

Depois Leonel Vieira, da Coligação Lousada Viva, Manuel Nunes, Partido Socialista, Agostinho Gaspar Ribeiro, Coligação Lousada Viva, Cristina Moreira, PS, Cândida Novais, da Coligação Lousada Viva e António Augusto Silva, pelo Partido Socialista.

O Presidente da Câmara eleito, Dr. Pedro Machado começou o seu discurso destacando que “ser investido neste cargo constitui para mim uma grande honra e um enorme desafio, na medida em que é uma honra liderar um concelho jovem, pleno de potencialidades e disposto a ultrapassar os graves problemas do país, que, na região do Tâmega e sousa, se apresentam de forma especialmente dolorosa”.

O autarca afirmou ainda que “este não será um mandato fácil, na medida em que a gravíssima conjuntura do país em que há sucessivas doses de irracional austeridade das transferências financeiras do Estado”.

Foram ainda elencadas diversas áreas em que o executivo camarário vai apostar começando por referenciar “o crescimento económico e a criação de emprego que se assumem como referencial estratégico, sabendo–se, no entanto, que as autarquias não dispõem de mecanismos para contrariar um modelo económico marcado pela liberalização do comércio internacional”.

O Dr. Pedro Machado salientou ainda que “se pretende fomentar a linha de apoio a desempregados, proporcionando-lhes uma ocupação socialmente útil nas diversas frentes de trabalho do Município e em instituições sem fins lucrativos”.

Para que tal aconteça é necessário dinamizar o Gabinete de Inserção Profissional e a Bolsa de Emprego, fomentando o empreendedorismo e ideias de negócio.

Também a agricultura, comércio, turismo e desporto são áreas privilegiadas para este novo mandato eu começa agora. Confiamos nos jovens, o nosso melhor ativo, para os quais iremos incidir a nossa particular atenção “ – destaca o Presidente da Câmara.

A sua intervenção terminou referenciando que “é Lousada quem nos motiva e inspira, que nos entusiasma e emociona que nos fortalece e realiza”.


Dr. Jorge Magalhães é o Presidente da Assembleia Municipal


Da votação entre os eleitos para a Assembleia Municipal resultou a eleição do Dr. Jorge Magalhães para Presidente da Assembleia Municipal. O novo Presidente deste órgão deliberativo afirmou “estar sempre em representação do povo de Lousada e nunca por outro tipo de interesses. Os lousadenses estão e vão estar sempre em primeiro”.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.