Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

1a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa no Luxemburgo

IMG_2346.JPG

Um êxito!
Afluência de público excedeu todas as expectativas!

Na sexta-feira, dia 12 de Junho, o dia começou cedo – a comitiva oficial começou o dia com uma receção na Câmara Municipal do Luxemburgo seguindo depois para residência oficial do Sr. Embaixador de Portugal no Luxemburgo, onde foi servido o almoço. Entretanto, os mais de 60 produtores da região do Tâmega e Sousa, na LuxExpo ultimavam os preparativos para garantir que às 15h tudo estivesse a postos para receber os primeiros visitantes da Feira. Procuravam a melhor forma de mostrar a excelência dos seus produtos. A experiência e conhecimento profundo do que levaram ao Luxemburgo para mostrar/vender, acelerou o processo e à hora marcada... Tudo pronto! Portas abertas!

O primeiro dia, como aliás tinha sido amplamente noticiado, foi dedicado a contactos com profissionais. Às 17h00 com a chegada do Sr. Ministro da Agricultura e Viticultura Luxemburguês, Mr. Fernand Etgen, e do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Dr. Nuno Vieira e Brito, a 1a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa foi oficialmente inaugurada. Todos os stands foram visitados e tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos, recebendo os maiores elogios pela sua qualidade e excelência.

No final e na hora dos discursos o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Dr. Gonçalo Rocha, teve oportunidade de expressar a enorme alegria e orgulho por se ter concretizado esta mostra que só foi possível graças ao envolvimento de todos os 11 municípios que integram a Comunidade. “Os municípios do Tâmega e Sousa cumprem assim uma função essencial – ajudar a projetar internacionalmente as empresas da região, com vista ao desenvolvimento da economia local e regional. Todos juntos conseguimos fazer uma Feira com esta dimensão e diversidade, que tanto nos orgulha agora aqui inaugurar, na presença de tão ilustres convidados.”

De seguida o Sr. Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar sublinhou que iniciativas como esta, que fora de portas mostram o que de melhor temos, têm o enorme mérito de promover Portugal e ajudar a desenvolver cada vez mais o setor primário no nosso país.

As palavras finais ficaram para Mr. Fernand Etgen, Ministro da Agricultura e Viticultura luxemburguês, que se mostrou agradavelmente surpreendido pela diversidade e qualidade dos produtos que teve oportunidade de saborear na sua demorada visita à Feira - “ ao nível do que melhor existe na Europa ”. A cerimónia de inauguração terminou com uma prova de vinhos e um brinde ao sucesso da iniciativa.

O dia de abertura teve ainda um outro momento alto com o jantar temático “O melhor do Tâmega e Sousa”, servido a convidados e confecionado pela equipa de cozinheiros dirigida pelo Chef Marco Gomes.

Nos dias seguintes, sábado e domingo, foram milhares os visitantes!
No sábado a Feira abriu portas ao mundo, graças à transmissão em direto do programa Aqui Portugal. Sónia Araújo e Hélder Reis deram a conhecer a região e as suas maiores riquezas. E a

Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa pôde ver nos rostos de todos os que visitaram a Feira a recompensa por todo o esforço organizativo.

Mais de 60 produtores, perto de 200 pessoas deslocadas, toneladas de produtos transportadas. Valeu muito pena! Esgotaram os produtos – de referir que seguiram para o Luxemburgo dois camiões TIR -, estabeleceram-se contactos que garantem negócios futuros!

Enfim, um verdadeiro êxito a 1a Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.