Câmara de Lousada assina protocolo com Empresários pela Inclusão Social
Alunos do 3.º ciclo com assistência directa reforçada
Hoje, pelas 15 horas, no Salão nobre da autarquia vai ser assinado o protocolo de colaboração entre a Câmara de Lousada e a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social.
Trata-se da contratualização de uma parceira para o lançamento de um projecto-piloto para uma rede de mediadores profissionais de capacitação para o sucesso escolar de Lousada. Este projecto-piloto, a realizar em dois anos, vai abranger todos os alunos que se encontrem em risco de insucesso ou abandono no 3.º ciclo do ensino básico.
De acordo com a Vereadora do pelouro da Acção Social, Dr.ª Cristina Moreira “este protocolo, apadrinhado por Sua Excelência o Presidente da Câmara, aposta nos 12 anos de escolaridade, lutando contra o insucesso e abandono escolar promovendo a inclusão social através da escolaridade”.
Esta aposta dos empresários na escola concretizado num projecto de assistência directa à escola, através dos alunos e famílias, já foi assinado com alguns municípios, entre eles Resende e Paredes, na NUT Tâmega.
A autarquia encetou contactos com a Associação de EPIS que acedeu à implementação do projecto-piloto em Lousada.
“ Após termos manifestado vontade de efectuar esta parceira, a autarquia assume-se como elemento facilitar tendo em vista a realização do projecto. A actuação passa pelo levantamento das necessidades, em parte já efectuada pelo plano psicossocial, seguindo-se um acompanhamento e apoio directo aos alunos e respectivas famílias” – acrescentou a Vereadora do Pelouro da Acção Social.