Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Preparar o Natal na Biblioteca de Lousada - Exposição de Rosário Teixeira até 7 de Dezembro

            No mês em que se comemora o Natal são muitas as sugestões que a Biblioteca apresenta para todas as idades.
            A Sala Infanto-Juvenil tem como tema “Natal é tradição”. As actividades de animação cultural têm também como tema a época natalícia. As terças-feiras são destinadas ao ateliê “Dar cor ao Natal”, as quartas “Assim se faz um presépio” e as quintas-feiras “A todos um bom Natal”. Às sextas-feiras têm várias actividades intituladas “Hora de jogar”, em que os mais pequenos podem participar em maratona de jogos de mesa, lógica e cultura geral. Este ateliê requer uma inscrição prévia e é destinada a crianças com idades entre os oito e os 14 anos.
            A Biblioteca tem aberto até dia 19 o concurso intitulado “A minha árvore de Natal”, que pretende distinguir a criação da melhor árvore. Podem participar crianças entre os oito e os 14 anos, mediante inscrição.
            Os mais novos podem ainda participar nas “Horas do Conto”. Para os alunos do 2.º e 4.º ano vai ser apresentado o teatro de fantoches “No estábulo”. “A oficina do Pai Natal” é o título da projecção que tem como destinatários os alunos dos jardins-de-infância e também do 1.º ano.
            A Sala de Adultos tem como tema “Dizer não à Sida”, no âmbito do Dia Mundial da Sida.
            Na rubrica “Há livros que ninguém lê” o tema é “(D)eficientes”, tendo como base o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 
            Charles Dickens é o autor em destaque na exposição multimédia na Biblioteca.
             Exposição de pintura de Rosário Teixeira
Foi inaugurada no passado sábado a exposição de pintura de Rosário Teixeira intitulada “Sons tristes de mundos sem voz…”.
Rosário Teixeira é natural de Sobral de Monte Agraço, mas está radicada em Lousada há vários anos. Desde cedo revelou apetência para as artes, tendo obtido a licenciatura em Educação Musical pela Escola Superior de Educação e frequentado ainda o Conservatório de Guimarães.
Em 1993 foi-lhe diagnosticada Esclerose Múltipla, causando algumas limitações físicas que impedem Rosário Teixeira de dar continuidade à sua paixão pela música. Deste modo, começou a enveredar pela pintura, como modo de ocupar o tempo e ultrapassar a solidão. Neste momento pinta com a mão esquerda e tem na pintura o escape da doença, fazendo dela a sua forma de comunicação.
Esta é a terceira exposição de Rosário Teixeira no concelho. Em 2005 teve patente uma mostra na Quinta de Cedovezas e no ano passado na Biblioteca Municipal.
Os trabalhos podem ser vistos até 7 de Dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 às 18h00.