Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada assina protocolo com Empresários pela Inclusão Social

Alunos do 3.º ciclo com assistência directa reforçada
 
            A Câmara de Lousada e a Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social assinaram ontem um protocolo de colaboração tendo em vista a criação de uma rede de mediadores profissionais de capacitação para o sucesso escolar de Lousada.
Este projecto-piloto, a realizar em dois anos, vai abranger todos os alunos que se encontrem em risco de insucesso ou abandono no 3.º ciclo do ensino básico.
            “A Câmara de Lousada preocupada com o problema do abandono e insucesso escolar tem desenvolvido um conjunto de resposta tendo em vista a resolução deste problema. Esta parceria é mais um passo para terminar com este problema que, ao longo dos anos, tem contado com um apoio determinante das escolas e dos professores”- palavras do Presidente da Câmara de Lousada que realçou ainda a importância do envolvimento do tecido empresarial que beneficie com trabalhadores mais qualificados.
            Para o Presidente da Direcção da EPIS, Dr. João Oliveira Rendeiro, “depois do apelo lançado pelo presidente da República entendemos que, nós empresários, devíamos responder ao apelo na defesa da inclusão social. Assim, em conjunto com o Ministério da Educação temos como prioridade aumentar a qualificação dos mais novos com o apoio da família, comunidade e empresários locais”.
            Esta aposta dos empresários na escola concretizado num projecto de assistência directa à escola, através dos alunos e famílias, já foi assinado com alguns municípios, entre eles Resende e Paredes, na NUT Tâmega.
            A autarquia encetou contactos com a Associação de EPIS que acedeu à implementação do projecto-piloto em Lousada.