Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Esta sexta-feira, milhares de crianças percorrem as ruas da cidade de Penafiel

UM CORTEJO DE CARNAVAL… À MEDIDA DAS ESCOLAS
 
Todos os anos, na sexta-feira anterior ao dia de Carnaval, a cidade de Penafiel abre as portas às mais diversas fantasias... são figuras de histórias de encantar, heróis da banda desenhada, referências a temas actuais, ou simplesmente meia dúzia de rabiscos em caras larocas de crianças felizes que durante semanas prepararam este momento. Trata-se do cortejo de Carnaval organizado pelas escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do concelho e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
Milhares de crianças saem de manhã, em cortejo, do Campo Conde Torres Novas (Campo da Feira), e percorrem as principais ruas da cidade, nomeadamente as avenidas Egas Moniz e Sacadura Cabral, Praça do Município, Largo da Misericórdia e ruas do Paço e Joaquim Cotta.
Cada escola tem um projecto que desenvolve um tema e que se enquadra nestes festejos, que à semelhança dos anos anteriores, conta coma actuação de um grupo de bombos do concelho.
 
VAMOS FESTEJAR O CARNAVAL… NO ARQUIVO
 
Também o Arquivo Municipal, pensando no dia de Carnaval, vai organizar um atelier no dia 4 Fevereiro. O objectivo é ensinar as crianças a construir as suas próprias máscaras de Carnaval a partir de materiais como caixas de cartão, papel, entre outros e conhecer o Carnaval no mundo.
Este atelier destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.
 
TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL
 
Para além do “carnaval dos miúdos” há também o dos graúdos. Na terça-feira de Carnaval as ruas ficam apinhadas de gente para ver o corso carnavalesco organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Santiago de Arrifana, iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
Ai corso carnavalesco vai juntar-se a Associação de Solidariedade Social e Cultura para o Desenvolvimento de Rans.
De tudo se vê um pouco, carros alegóricos, dança, grupos de bombos e, claro, muitos mascarados. Os elementos do corso desfilam ao som de Zés Pereiras e abordam temas do concelho e do mundo.
 
 
 
Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.