Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa é exemplo na Cirurgia do Ambulatório

Mediana de tempo de espera para cirurgia apenas de 1,8 meses
A Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA), em conjunto com a ARS – Norte, visitou a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHTS.
A comitiva mostrou-se satisfeita não só com as instalações desta Unidade de Ambulatório, como também com os resultados de produção apresentados ao nível da Cirurgia de Ambulatório.
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE, apresenta taxas de Cirurgia Ambulatória acima dos 40% do total de cirurgias programadas, ultrapassando a média nacional e posicionando-se a níveis idênticos aos verificados nos países europeus de referência.
O aumento da Cirurgia de Ambulatório nos últimos dois anos atingiu uma taxa de
crescimento de 130%, traduzindo a aposta estratégica e a visão do Conselho de
Administração, que está de acordo com o planeamento regional da ARS – Norte, IP, que de resto elogiou hoje o desempenho do CHTS. Para o vice-presidente da ARS – Norte, Dr. Fernando de Araújo, “o CHTS é um bom exemplo da aplicação do Programa Nacional de Cirurgia de Ambulatório”, a comprová-lo, estão os valores hoje divulgados.
No CHTS a mediana do tempo de espera é de 1,8 meses, sendo que na restante região Norte a mediana de tempo de espera alcança os 4,2 Meses.
No ano de 2007, o número total de doentes operados neste Centro Hospitalar foi de 13.277, dos quais 10.897 (82%) em cirurgia programada. A utilização do ambulatório ocorreu em 42% dos casos programados, o que representa um crescimento significativo face ao ano anterior de 19%.