O verão em “Aparecida Faz-nos Bem”...
“A cultura, está acima da diferença da condição social.”
Mal despontam os primeiros dias de Junho e a Senhora Aparecida ganha outra cor. Por cá, “faz-nos bem” o sol de um verão que tem desporto, cultura e, acima de tudo, muita animação.
Foi inaugurado, no início de Junho, o cartaz do “Aparecida Faz-nos Bem” que, pelo terceiro ano consecutivo, traz até à Senhora Aparecida, no concelho de Lousada, várias actividades ligadas ao desporto e à cultura, com o propósito de promover o convívio e momentos de lazer aos que participam nas actividades e aos que visitam esta freguesia durante o verão.
Esta iniciativa, que se estende pela época alta do verão (Junho, Julho e Agosto), é organizada pela Fábrica da Igreja da paróquia de Senhora Aparecida, embora conte com a colaboração dos restantes movimentos em algumas das actividades.
Todos os anos tem chegado até à Senhora Aparecida, pela mão dos homens que integram a Fábrica da Igreja, inúmeras actividades, algumas bem imponentes e dignas das melhores salas de exposições ou de calendários desportivos, mas que apenas reflectem a capacidade de trabalho, esforço e criatividade de quem pretende somente dar o melhor à sua terra e às suas gentes.
O objectivo é aproximar a cultura da população, contrariando a ideia de que apenas um grupo elitista é capaz de apreciar formas de arte, aliás, tendo em conta que todas as iniciativas têm entrada e assistência gratuita, está, por isso, ao alcance de todos e “acima da diferença da condição social”.
O cartaz oferece um vasto conjunto de actividades, direccionadas para todas as idades. Até ao final do mês de Junho, na capela do Santuário da Senhora Aparecida, está patente a mostra Tocar as Coisas da Memória, esculturas e desenhos, Aproximação ao Sagrado, pelo mestre José Rodrigues.
A 4 de Julho a companhia de teatro Emcena exibe a peça “Casado à Força”, de Moliére, e no dia a seguir, 5 de Julho, é a abertura oficial da 3ª edição do Torneio de Futebol de Praia “Padre Assis”, com a apresentação das equipas e sorteio de jogos e com animação musical a cargo de Liliana Babo.
A pintura volta à capela do Santuário da Senhora Aparecida nos dias 11 e 12 de Julho, com a exposição “Perspectivas 92-08”, do artista Álvaro Costa. A 18 de Julho, a música far-se-á representar através de um concerto de Grupos Corais com a participação de “Rodribina”, grupo coral de Rio de Moinhos, Penafiel e do “Paraseres da Terra”, grupo coral dos Encarregados de Educação do Conservatório do Vale do Sousa. O cinema terá lugar a 19 de Julho, com uma sessão ao ar-livre e a 27 de Julho decorre a cerimónia de entrega de prémios que marca o encerramento do Torneio de Futebol de Praia “Padre Assis”.
Não é por acaso que “Aparecida faz-nos Bem”, pois a saúde não é desprezada pela entidade organizadora deste cartaz que reservou o dia 9 de Agosto para a iniciativa aparecida.com.saúde, onde serão realizados rastreios, uma recolha de sangue pelo Instituto Português do Sangue e o Fórum da Saúde.
O “Aparecida Faz-nos Bem” culmina com a grandiosa Romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida, cujas festividades começam a 10 de Agosto com o Cortejo Tradicional e segue até dia 15 de Agosto. Este ano, esta secular romaria tem a particularidade de assinalar o seu 185º aniversário, e por isso, a sua grandiosidade será reforçada com a actuação de 185 bombos. Não esquecendo ainda que o dia principal é o dia 14 de Agosto, altura em que sai para as ruas desta aldeia, a tradicional procissão com o histórico andor de 20,26 metros, tendo inclusive entrado, no ano passado, para o Livro dos Recordes – Guiness.
Até ao final do mês de Agosto, o verão em Senhora Aparecida promete ser abrasador em actividades, caloroso em convivío e quente em ideias.
Não restam dúvidas de que “Aparecida Faz-nos Bem” – venha experimentar!
Liliana Machado