Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

PENAFIEL ACOLHE O V CONGRESSO INTERNACIONAL DOS CAMINHOS DE SANTIAGO

 

Nos dias 26, 27 e 28 de Setembro
 
O programa deste ano da Agrival fica também marcado pelo Dia das Astúrias, assinalado no passado Domingo. A altura foi aproveitada para a apresentação, à comunicação social, do V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, que se realizará em Penafiel, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
 
Joaquín Vicente Núñez, presidente da OSPEA, Organização Supranacional das Pequenas e Médias Empresas do Eixo Atlântico, disse que “com a promoção dos Caminhos de Santiago, promovemos as regiões porque não se trata apenas de um elemento religioso, é também um factor turístico de primeira ordem”.
Para este responsável, o evento contribui para o desenvolvimento económico, social e cultural das zonas do interior que integram os Caminhos de Santiago.
Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu a importância da realização deste congresso em Penafiel, considerando que “aqui será produzido conhecimento com a discussão de temas relacionados com os Caminhos de Santiago como elemento de desenvolvimento do Noroeste Ibérico”.
Aliás, recuando no tempo, destaque-se o aspecto patrimonial, com muitas edificações religiosas e traçados de vias que se foram consolidando. “Por onde passam, os peregrinos deixam sempre alguma riqueza”, referiu o autarca para acrescentar que “hoje esta Rota pode ter importância também pela via do desenvolvimento económico”.
A este propósito refira-se o artesanato das Astúrias muito apreciado pelos peregrinos. Basicamente trata-se da extracção de uma pedra preta típica daquela região aproveitada para bijutaria e talismãs contra o “mau olhado.”  
No Stand das Astúrias, na Agrival, uma artesã trabalhava a pedra transformando-a em objectos bastante apreciados.  
Estas serão questões certamente a debater no V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago que vai realizar-se em Penafiel nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, cujo programa será oportunamente divulgado.
 
 
                                                                                                                     Gabinete de Imprensa da
                                                                                                                  Câmara Municipal de Penafiel