Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

5º ENCONTRO NACIONAL AJA – Vale do Sousa

 

O AJA – Amigos dos Japoneses Antigos – realiza nos próximos dias 13 e 14 de Setembro o seu evento anual mais importante, o Encontro Nacional 2008. Esta iniciativa acontece apenas uma vez por ano, e tem por objectivo juntar todos aqueles que gostam de viaturas japonesas antigas num fim-de-semana de festa.
Em 2004 teve lugar o 1º Encontro Nacional que se realizou na Figueira da Foz. Em 2005 este evento teve lugar em Anadia num excelente fim-de-semana composto por um passeio em road book no sábado e no domingo o tão esperado Encontro Nacional. Em 2006 teve lugar em Águeda. Em 2007, mais um fantástico encontro que teve lugar na Vila de Sintra.
Para 2008, estaremos mais a norte do país num encontro que terá lugar no Vale do Sousa, com as actividades centradas na Rota do Românico do Vale do Sousa.
O evento começa com um jantar de abertura e confraternização, no Sábado e no Domingo faremos um passeio com cerca de 70Km e que nos levará a conhecer alguns dos monumentos da Rota do Românico. Finalizaremos com a exposição estática das viaturas e um almoço convívio.
Este encontro destina-se a viaturas japonesas antigas que mantenham a sua originalidade estética. Sejam elas comerciais, ligeiros ou motos. Não se destina a viaturas anteriores a 1984 alteradas ou modificadas a gosto do proprietário. Excepto viaturas de competição/regularidade histórica consideradas pelo AJA.
Não há limite de idade para carros japoneses desportivos, sendo mais uma oportunidade para aqueles que ainda não possuem um japonês antigo participarem num evento lado a lado com os japoneses antigos. Exemplos: Mazda MX-5, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer EVO, Honda S2000, Honda CRX, Honda Integra, Toyota MR2.
 
Como vai ser o Sábado e o Domingo?


Dia 13 Sábado, Jantar
 
A partir das 18h de Sábado será feita a recepção das viaturas inscritas no 5º Encontro Nacional dos Amigos dos Japoneses Antigos no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, com visita ao Stand do AJA representado no V Salão do Automóvel Antigo e Clássico do Vale do Sousa.
Seguir-se-á o jantar de abertura do 5º Encontro Nacional dos Amigos dos Japoneses Antigos e confraternização no Penafiel Park Hotel – Penafiel.
No Jantar está previsto fazer também o rescaldo da participação AJA na 4ª edição do Rali dos Alpes para Toyotas Antigos em Laax na Suiça, com a apresentação das fotos do evento.

 Dia 14 Domingo, Passeio e Encontro Nacional
 
O Domingo será dedicado a um Passeio Turístico pelo Vale do Sousa passando pelo concelho de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva. Teremos a oportunidade de contar com a colaboração da entidade responsável pela Rota do Românico do Vale do Sousa que nos fará a apresentação da rota bem como uma visita guiada antes da partida da primeira viatura, que terá lugar no Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa (Penafiel). Continuaremos o percurso passando por 8 dos 21 monumentos constituintes da Rota. O legado excepcional ilustra bem a importância da região na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal. Este passeio tem uma componente paisagística verdadeiramente excepcional, bem como estradas de montanha com alguma exigência de condução, num total de aproximadamente 70kms. Terminaremos o passeio com a chegada ao Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, onde se realizará o parqueamento das viaturas que será o local da habitual concentração estática. O almoço será no Penafiel Park Hotel. Após o almoço, visita ao V Salão do Automóvel Antigo e Clássico do Vale do Sousa onde o AJA terá o seu stand muito bem representado.
 
Informações: www.amigosjaponesesantigos.pt