Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

3.ª Edição “À Descoberta da Gastronomia da Rota dos Móveis”

 

 

 
 
O Município de Paredes, através do Pelouro do Turismo vai promover, nos fins-de-semana de Novembro, a terceira edição do evento “À Descoberta da Gastronomia da Rota dos Móveis”, numa viagem pelas tradições da culinária paredense.
 
A iniciativa visa promover o Município da Rota dos Móveis, os restaurantes locais e as suas riquezas gastronómicas, bem como, divulgar os produtos da região, nomeadamente, os vinhos verdes.

No âmbito desta iniciativa foram realizados dois workshops, nos dias 23 e 24 de Outubro, num dos espaços do mercado da renovada Feira de Paredes, a cargo do Chefe Chakall.
 
Estes workshops tiveram como objectivo a criação do prato típico Gourmet de Paredes, em conjunto com os restaurantes que aderiram à iniciativa. Pretendeu-se desenvolver um prato de carne com produtos locais que pudesse ser confeccionado pelos restaurantes, funcionando como prato turístico. O prato escolhido foi “Lombinho de Porco à Paredes”. Foi, também, concebida uma sobremesa, à base de castanhas, nozes e mel com gelado de baunilha, denominada “Sabores de Paredes”.
 
Tendo provado o vinho verde tinto Rota dos Móveis, produzido pela Adega Cooperativa de Paredes, o Chefe Chakall foi surpreendido pelo seu aroma frutado e pelo seu gosto suave, que permitiu a elaboração de uma redução do vinho com açúcar, utilizada na decoração do prato e da sobremesa, sendo o elemento de ligação dos dois.
 
Tal como nas edições anteriores, no fim-de-semana de S. Martinho, a Adega Cooperativa de Paredes oferecerá vinho novo aos restaurantes aderentes.
 
Esta é a forma encontrada para dar a conhecer a colheita deste ano aos consumidores interessados, promovendo os vinhos da nossa região.
 
Aproveite e venha descobrir o prato típico Gourmet e a sobremesa nos restaurantes recomendados pela Rota dos Móveis.

RESTAURANTES ADERENTES:

- Adega Tradicional Vinha do Muro - Sobrosa
- Anfitrião - Baltar
- Broa da Avó - Cête
- Casa do Baixinho - Bitarães
- Churrasqueira do Vasco - Castelões de Cepêda
- Cozinha da Terra - Louredo
- Cozinha do Frade - Rebordosa
- D’Avental - Lordelo
- Melo Rodízio - Gandra
- O Tradicional - Castelões de Cêpeda
- Requinte - Sobrosa
- Terra Mar - Castelões de Cêpeda
- Varandas da A4 - Parada de Todeia
- Xarcutão - Castelões de Cêpeda
- Zé D’Àdélia - Rebordosa

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.