Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Espaços Internet com mais de 33 mil visitas

 

 

Desde 2003, abriram quatro novos locais
 
O acesso gratuito à internet no concelho teve início com a entrada em funcionamento do Espaço Internet de Lousada, em 2003. Desde essa data que o número de utilizadores tem vindo a crescer. Os utilizadores têm acesso a dez computadores e é disponibilizado também equipamento e software para cidadãos invisuais e amblíopes.  
O Espaço Internet de Lousada funciona de segunda-feira a sábado, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 21h00, e os utilizadores que desejarem podem utilizar os portáteis pessoais, dão que existe rede wireless no local.
Entre os meses de Janeiro e Outubro foram efectuadas cerca de 16 mil visitas, 3230 utilizadores inscritos. A média diária de utilizadores é de 65, a que se juntam ainda as pessoas que se deslocam ao Espaço com computador portátil. A média de idades dos utilizadores está situada entre os 15 e os 25 anos.
Para o Vereador do pelouro das Novas Tecnologias, Prof. Eduardo Vilar, “este foi o primeiro local dedicado em exclusivo à internet gratuita para a população e que tem sido um enorme sucesso. Os computadores existentes mostram-se insuficientes, dada a procura cada vez maior”.
O Espaço Internet do Torno, a funcionar na Junta de Freguesia, foi inaugurado em Fevereiro do ano passado e desde essa data muitas são as pessoas que por lá passam, sendo que a média de idades dos utilizadores ronda os 15 anos. Desde o início do ano que o Espaço do Torno recebeu cerca de 7 mil visitas dos 180 utilizadores inscritos.
Este Espaço funciona de segunda a sábado, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 20h00 e tem disponíveis 13 computadores, bem como equipamentos e software para portadores de deficiência visual. 
Também neste local podem aceder à internet, de modo gratuito, os utilizadores que tenham computadores portáteis.
Espaços Internet de Lustosa e Meinedo desde Março
Os Espaços Internet de Lustosa e Meinedo entraram em funcionamento em Março deste ano. Cada um dos locais tem sete postos de acesso à internet e respectivo equipamento e software para cidadãos portadores de deficiências visuais.
Os Espaços funcionam de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 19h00. Ao sábado o período de funcionamento é somente relativo ao horário da tarde.
O Espaço Internet de Lustosa, que funciona na sede da Junta de Freguesia, teve cerca de seis mil visitas desde a sua abertura, contando já com 345 utilizadores inscritos, numa média diária de 32 utilizadores, com idades compreendidas, maioritariamente, entre os 11 e os 15 anos.
No que se refere ao Espaço Internet de Meinedo existem 300 utilizadores registados, com uma média diária de 30 visitas. Desde a abertura deste Espaço, que está sedeado no edifício do Apeadeiro, passaram pelo local mais de quatro mil visitantes. A média de idade dos utilizadores ronda os 13 anos.
Nos quatro Espaços Internet existentes no concelho as pesquisas efectuadas pelos utilizadores são muito semelhantes, passando pelo acesso ao Hi5, Youtube, jogos, Messenger, e-mails e também pesquisas para os trabalhos escolares.
Os animadores dos Espaços Internet prestam apoio aos utilizadores, nomeadamente nas pesquisas, nas dúvidas relativas à execução de trabalhos no Office, na sensibilização dos mais novos para os perigos que a internet pode comportar quando utilizada indevidamente.
Relativamente aos números verificados desde a abertura dos locais o Prof. Eduardo vilar é peremptório ao afirmar que “demonstram o interesse que este tipo de equipamentos tem na vida, principalmente da população mais jovem que é aquela que mais procura a internet”. 
Biblioteca e AJE com mais de sete mil visitas
Existem outros equipamentos municipais que permitem o acesso gratuito à internet. O Espaço AJE tem seis computadores com acesso à internet. Desde o início deste ano passaram pelo local cerca de 2500 crianças e jovens, que procuram este local essencialmente para proceder a pesquisas no âmbito de trabalhos escolares, jogos, downloads e músicas.
A Biblioteca tem também vários postos de acesso à internet. A Sala Multimédia tem nove postos de acesso e quatro na Sala Infanto-Juvenil. A Sala de Leitura Especial tem também um computador destinado a amblíopes e cegos. Desde o início deste ano cerca de 4600 pessoas passaram pela Biblioteca com a finalidade de aceder à internet.
O centro da vila tem também dois locais em que é possível aceder à internet de modo gratuito e livre. Deste modo, as pessoas que tenham um computador portátil ou PDS, compatíveis com a tecnologia Wi-Fi (internet sem fios), podem aceder a este serviço na Praça das Pocinhas e nas Piscinas Municipais.