Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Apresentação do livro "Dos 8 aos 80 – histórias pintadas" de Helena Osório em Penafiel

 

Quando a pena e o pincel se confundem e o papel em branco é tela, livros como Dos 8 aos 80 – histórias pintadas acontecem.
 
Livro junta, pela primeira vez e para sempre, Paula Rego, Gracinda Candeias, Graça Morais, Emília Nadal, Armanda Passos e Graça Martins
 
Apresentação do livro Dos 8 aos 80 – histórias pintadas, de Helena Osório, será feita em Penafiel, no dia 12 de Dezembro de 2008, pelas 14h30, no auditório do Pavilhão de Exposições. Participação na apresentação das artistas plásticas Emília Nadal, Gracinda Candeias, e da autora Helena Osório.
 
A Editorial Novembro editará o livro de Helena Osório, Dos 8 aos 80 – histórias pintadas, que conta com as ilustrações das seis maiores artistas plásticas portuguesas da actualidade: Armanda Passos, Emília Nadal, Graça Martins, Graça Morais, Gracinda Candeias e Paula Rego. E de um diamante em bruto se fez uma jóia rara, uma preciosidade que dificilmente se encontra ou se repete, combinando a vivacidade e o fulgor das palavras com o belo colorido dos desenhos.
A Editorial Novembro prepara-se agora, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, para organizar o lançamento destas Histórias Pintadas, num evento único, de invulgar bom gosto e talento, que contará com a presença da própria autora, Helena Osório, bem como das artistas plásticas Emília Nadal e Gracinda Candeias. Não haverá memória de um dia como o dia 12 de Dezembro, em que autora e artistas convidadas se reunirão, pelas 14 horas e 30 minutos, no Parque de Exposições de Penafiel, para contarem as histórias que, dos 8 aos 80, aconchegarão corações e animarão sentimentos, muito particularmente das crianças das escolas do concelho de Penafiel, que estarão presentes.
O livro será entregue, posteriormente, pela Câmara Municipal de Penafiel a todos os alunos das escolas do concelho, que certamente regozijarão com as histórias de sonho e fantasia d’A menina fada dos pincéis, d’O menino da cameleira rubra, d’A camisola de arco-íris, d’O gigante da montanha branca, d’A menina da terra vermelha e d’O cão farrusco.
A não perder! 
 

Helena Osório é natural do Porto, onde nasceu em 1967. Jornalista há 19 anos, colaboradora em diversas revistas, como a Visão ou a Pais & Filhos, doutoranda em História de Arte Portuguesa, mestre em Artes Decorativas, licenciada em Estudos Europeus, foi guionista do programa infantil Família Galaró. Uma das suas histórias que figura neste livro foi apresentada neste mesmo programa, com ilustrações de alunos do CLIP, tendo sido transmitida na RTP 2, na SIC e no Canal Porto. Foi igualmente distinguida com o XIX, XXII e XXIII Prémio Abril de Jornalismo.