Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Município de Paredes e Experimenta parceiros na criação de novo pólo de design a Norte

 

A Câmara Municipal de Paredes e a Experimenta formalizaram na quinta-feira passada um protocolo de cooperação no âmbito da aprovação da candidatura da cidade nortenha aos fundos europeus do QREN, no programa “Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana”, a qual obteve um financiamento de cerca de nove milhões de euros.
 
A candidatura aprovada - “Paredes - Cidade Criativa para o Design de Mobiliário” - propõe afirmar Paredes como núcleo de vanguarda do design de mobiliário, bem como promover a sua regeneração urbana, em parceria estratégica com a Experimenta e com outros parceiros.
 

 

                                                                                                                                         CM Paredes

 


Com base na indústria do mobiliário, principal actividade económica da região e que lidera este sector a nível nacional, o projecto elege o design como vector de desenvolvimento e convergência de estímulos: competitividade, actualização de competências, inovação, tecnologia e captação de novos talentos.
 
Sendo a promoção do design enquanto catalisador de sinergias uma das suas directrizes, a Experimenta foi convidada pelo Executivo Municipal a participar na candidatura de Paredes ao QREN há já dois anos, projecto desenvolvido em conjunto com a Inteli. O candidatura aprovada reúne ainda mais sete outros parceiros, a saber: Agência Municipal de Investimento de Paredes, Associação Empresarial de Paredes, CASAIS – Engenharia e Construção, ECO-CHOICE, Granitalves – Granitos e Obras Públicas, SA; Hospital da Misericórdia de Paredes e Instituto Português do Turismo.
 
No que diz respeito à componente de regeneração urbana, estão previstas diferentes acções de requalificação e dinamização no espaço físico e edificado
de Paredes, que visam valorizar o seu património, gerar novos fluxos de visita e interesse em torno da cidade e região, bem como atrair novos talentos e investimento.
 
A Experimenta vai ser uma das entidades responsáveis pelo desenho do programa de regeneração urbana, agindo ainda como plataforma de diálogo e aproximação deste núcleo emergente com a comunidade criativa, instituições e agentes culturais nacionais e internacionais. A participação da Experimenta no projecto “Paredes - Cidade Criativa para o Design” vem na continuidade da sua linha de actuação, que conta entre os seus principais objectivos estabelecer novos pólos de criatividade e experimentação no contexto nacional e internacional.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, a presidente da Experimenta, Guta Moura Guedes e Catarina Selada, Directora de Estudos e Projectos da Inteli, apresentaram este projecto e a candidatura aprovada no dia 25 de Junho, nos Paços do Concelho, na presença de vários interlocutores e agentes da comunidade local.