Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paços de Ferreira: Paróquia de Meixomil recebe edifício no dia da inauguração da nova Sede da Junta de Freguesia

 

 

O edifício onde se encontrava implantada a Sede da Junta de Freguesia de Meixomil e o Jardim de Infância do Farol foi cedido no passado domingo pela Câmara Municipal à Fábrica da Igreja para a promoção de actividades que promovam o desenvolvimento social da freguesia e tendo em vista também a preservação do património histórico.
O Pároco de Meixomil, Pe. António Martins, acolheu a nova missão com muito agrado, porque se trata de uma valência social que faltava à paróquia e que a partir de agora é necessário “colocar a produzir”.
 Este protocolo foi assinado no decorrer da inauguração da nova Sede da Junta de Freguesia de Meixomil, localizada nas imediações do Parque de Lazer e do futuro Centro Escolar, cuja construção começa dentro de dias.
O Pe. António Martins agradeceu a confiança na paróquia e na população de Meixomil, reconhecendo na Junta de Freguesia e na Câmara Municipal “verdadeiros parceiros nesta nova valência”.
Amadeu Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Meixomil, afirmou a inauguração da nova Sede da Junta de Freguesia, como “a concretização de um sonho de vários anos, salientando a importância destes últimos 4 anos na concretização de algumas aspirações, como Parque de Lazer, a sede da Junta e o Centro Escolar, cuja obra avança dentro de poucos dias. Consigo à frente do Município, as freguesias não se podem queixar”, assegurou o autarca de Meixomil, relativamente a Pedro Pinto.

 

CM Paços de Ferreira

 


Usou da palavra depois o Arquitecto do Município, Paulo Bettencourt, autor do projecto da Sede da Junta, que explicou os traços principais deste edifício. De acordo com este responsável “trata-se de um edifício público, com características minimalistas que procura ser funcional, com muita luz natural, de linhas modernas e que é acessível a pessoas com dificuldades de mobilidade”, assegurou.
No final, a presidente da Assembleia de Freguesia, Luísa Silva, leu uma carta enviada à Junta de Freguesia pelo empreiteiro responsável pela construção da Sede da Junta de Freguesia, na qual o construtor se mostrava orgulhoso da obra e do facto de ter contribuído para o engrandecimento do concelho.
 “Cumprimos”, foi o termo com que o presidente do município, Pedro Pinto, abriu a sua intervenção nesta cerimónia. “Com este espaço da nova Sede da Junta, com o Parque de Lazer, com a nova valência social que a Paróquia vai desenvolver no edifício que hoje entregamos à Fábrica da Igreja, com o Centro Escolar que vamos construir, cumprimos o compromisso que tínhamos estabelecido com a população de Meixomil”, salientou o edil.
Sobre as respostas sociais que a Paróquia passará a dar à população com as novas instalações, Pedro Pinto agradeceu ao Pe. António Martins a disponibilidade para aceitar este desafio.
 No que diz respeito ao Centro Escolar de Meixomil que vai começar a ser construído, orçado em 1,8 milhões de euros e cuja construção estará concluída no próximo ano lectivo, o presidente do Município assumiu esta aposta de revolucionar o Parque Escolar do concelho, como sendo uma aposta da Câmara Municipal, “com a ajuda de Fundos Comunitários mas a autarquia está a investir muitos milhões nestes projectos de futuro”, lembrou.