Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Paços de Ferreira: Parque Escutista de Seroa é o único na região

 

 

Várias dezenas de escuteiros de todas as idades de diversos pontos do país assistiram no passado domingo à  inauguração e bênção do Campo Escutista de S. Mamede, na Seroa e à abertura oficial da Rua dos Escuteiros, novo acesso que liga a Variante Oeste à Rua da Reguenga e que serve o Campo Escutista.
Nesta cerimónia foram admitidos novos escuteiros e outros mudaram de grau e antes de descerrar a placa que assinalou a abertura oficial deste espaço houve lugar à celebração de uma eucaristia ao ar livre.
Foi uma “prenda” da Junta de Freguesia de Seroa e da Câmara Municipal para o Agrupamento 765 de Seroa que está  a comemorar os 25 anos de vida.
Presentes neste acto estiveram os executivos da Câmara Municipal e de Junta de Freguesia para além de antigos e novos escutas e familiares dos escuteiros, que, orgulhosos, assistiram ao juramento.
Trata-se do único campo de campismo da região para Escuteiros, e concretiza um sonho antigo do Chefe Francisco, chefe do agrupamento de Seroa, que na sua intervenção, no final da missa, enalteceu o trabalho dos seus antecessores e de todos os escuteiros que têm prosseguido com os princípios de vida de Baden-Powell, fundador do Movimento Escutista Mundial, cujo princípio principal é a educação pela natureza e ambiente.

 

 

CM Paços de Ferreira

 

 


De acordo com o Agrupamento da freguesia de Seroa, este campo escutista é “uma mais-valia para o Agrupamento de Escuteiros, uma vez que reúne todas as condições para a realização das mais diversas actividades escutistas, acampamentos, formação, trabalhos e jogos”. O facto da legislação nacional apenas permitir aos Escuteiros acampar em parques de campismo ou campos escutistas tem dificultado as actividades do escutismo a nível nacional e este parque de Seroa vai servir não só o Agrupamento 765 de Seroa, mas também todos os que o solicitarem, mesmo para desenvolvimento de actividades de movimentos e associações da freguesia de Seroa.

O Campo Escutista S. Mamede de Seroa ocupa uma área total de 16.000 m2, disperso por vários socalcos e integra uma Capela, uma recepção, uma cozinha, casas de banhos, salão polivalente com 90 m2, dois tanques piscina, duas nascentes de água e um espaço com capacidade para a montagem de 250 tendas.