Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada: Inauguração do Parque Natural da Torre de Vilar

 

Amanhã, dia 1, pelas 18h00
 
A Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém, vão proceder à inauguração do Parque Natural da Torre de Vilar, amanhã, dia 1 de Agosto, pelas 18h00.
A sessão oficial de inauguração conta, para além das intervenções dos responsáveis de ambas das entidades, com animação musical com grupos da freguesia. 
O espaço que se situa na área envolvente à Torre de Vilar tem cerca de 24 mil metros quadrados, onde impera o verde. O local é já utilizado por várias pessoas que usufruem do espaço para piqueniques ao ar livre nas tardes de verão. 
Foi aprovado na reunião de Câmara do passado dia 20, um contrato programa entre a autarquia a e Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém, tendo como objectivo a gestão e conservação do Parque Natural. Desta forma a Junta de Freguesia assume a limpeza e manutenção do espaço, mediante uma verba mensal atribuída pela autarquia.
O espaço foi totalmente requalificado pela autarquia, através de uma candidatura ao Programa Operação Norte, num investimento que ultrapassou os 660 mil euros. Os trabalhos incidiram na desmatação, decapagem e movimentos de terras, drenagem de águias pluviais, electrificação dos percursos pedonais e decoração do local com mobiliário urbano, como bancos e papeleiras de madeira. No local manteve-se o arvoredo existente, na sua maioria carvalhos que nasceram espontaneamente e outros que foram reimplantados por toda a área.
A área conta ainda com percursos pedonais e nas zonas centrais existem áreas de lazer para os utilizadores, sendo que a água está presente em todo o espaço através das três minas, uma nascente e dois poços. Entretanto, foi feita uma outra mina junto de um dos poços, de modo a haver maior capacidade de armazenamento de água para abastecer o Parque.
 
CM Lousada