Lançada primeira pedra do novo Hospital Amarante
Foi hoje colocada a primeira pedra do novo Hospital de Proximidade de Amarante, numa cerimónia que contou com a presença do Primeiro-ministro, José Sócrates, e do Secretário de Estado, Manuel Pizarro.
A Nova Unidade de Amarante do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), cujas obras arrancaram já em Julho, deverá entrar em funcionamento em 2011.
Para o Presidente do Conselho de Administração do CHTS, José Alberto Marques, a cerimónia de hoje "foi vivida com muita emoção, primeiro porque é a materialização e o ganhar forma de um trabalho que tem sido árduo, e que permitiu em pouco mais de um ano preparar e aprovar estudos, projectos, lançar a obra a concurso, assinar o contrato de empreitada e ter já no terreno máquinas a trabalhar.
O novo Hospital de Amarante, vai ser um moderníssimo equipamento de saúde ao serviço da população, oferecendo cada vez mais e melhores serviços, numa perspectiva fortemente centrada no ambulatório, aproximando cada vez mais o Hospital das pessoas, nomeadamente através do conceito de acto único que consiste em apenas numa ida ao Hospital fazer a consulta e realizar os exames necessários, evitando mais deslocações."
Implantado num terreno de nove hectares, em Telões, Amarante, junto da variante do Tâmega (EN210), cedido pela autarquia, e com um investimento global de cerca de 45 milhões de euros, 18 dos quais para modernos equipamentos, o Novo Hospital de Proximidade de Amarante será vocacionado para Cirurgia de Ambulatório, com três blocos operatórios e com capacidade para cerca de 50 intervenções diárias.
A nova unidade hospitalar contará ainda com uma urgência básica, ligada por telemedicina à unidade de Penafiel, e capacidade de internamento de 60 camas, destinadas sobretudo à valência de medicina interna.
Ao nível de outras Especialidades, o Hospital de Dia dará resposta a todas as situações que exijam cuidados diários, mas que possam dispensar internamento, sempre em grande articulação com a unidade de Penafiel e a sua urgência médico-cirúrgica.
O Novo Hospital de Amarante é co-financiado em cerca de 50 por cento do investimento elegível pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).
Um Novo Hospital, mais Serviços
Serviço de Urgência Básica, a funcionar 24/24 horas em articulação com a urgência Médico Cirúrgica em Penafiel.
Serviço de Consulta Externa, composto por diversas especialidades actualmente existentes mas também com novos serviços.
Serviço Cirurgia Ambulatório, equipado com um bloco operatório composto por 3 salas, que permitirá dar um forte contributo na resolução das listas de espera em toda a região Norte.
Serviço de Internamento de Medicina Interna, com 60 camas, metade em enfermarias individuais para doentes com patologias agudas.
Unidade Hospital de Dia, que prestará cuidados a doentes que não necessitem de internamento.
Unidade de Saúde Mental direccionada para a psiquiatria, pedopsiquiatria e psicologia.
Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (Fisioterapia) adequado às necessidades da população.
Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica com Centro de Colheitas, Patologia Clínica, Imuno-Hemoterapia, Imagiologia, entre outros que permitirá ao doente efectuar as colheitas de amostras biológicas e os exames na unidade de Amarante, evitando deslocações.