Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Lousada associa-se a “Limpar Portugal”

 

O Espaço AJE foi palco da primeira reunião do projecto “Limpar Portugal” no concelho de Lousada. A apresentação do projecto esteve a cargo de Carlos Evaristo, representante da coordenação nacional e coordenador distrital e de Francisco Moura, coordenador concelhio.
 
“Este é um movimento cívico, sem envolvimento de dinheiro onde se apela ao esforço dos voluntários com apoio de empresas e entidades, para que em Março de 2010 não existam lixeiras no concelho de Lousada”, disse Carlos Evaristo, responsável pela criação do grupo de Lousada, através da divulgação do projecto na internet e com o estreito apoio de Francisco Moura.
 
A sensibilização e a educação ambiental são os principais pilares da iniciativa que pretende cativar os mais novos, em especial a população escolar, para depois atingir o resto da população.
 
De acordo com o coordenador concelhio, Francisco Moura, “o fundamental é mudar comportamentos e educar para a preservação do ambiente. Assim, pretendemos identificar todas as lixeiras existentes no concelho, até ao final do ano”.
 
Os interessados devem efectuar o seu registo em http://limparportugal.ning.com onde é possível aceder ao grupo de Lousada e proceder à identificação da lixeira, através de foto e localizando geograficamente o local, assim como, definindo o número de voluntários necessários.
 
Limpar todas as lixeiras existentes até ao dia 20 de Março de 2010 é uma campanha de abrangência nacional que se inspirou numa iniciativa que decorreu na Estónia, no dia 3 de Maio de 2008, que juntou mais de 50 mil pessoas que, em 5 horas, recolheram mais de 10 mil toneladas de lixo.
 

                                                                                                                      Gabinete de Imprensa CML