Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Notícias do Basquetebol do Lousada A.C. do último fim-de-semana 23 e 24 Janeiro

 

INICIADOS FEMININOS – Justa Vitória.
(Lousada A.C. 54 – U.A.A. Aroso 32)
As Iniciadas Femininas do Lousada A.C.  receberam o Aroso, em mais uma jornada do Inter-Associações. Entramos muito bem defensivamente, muito aguerridas e com vontade. Não fossem algumas leituras menos boas no ataque, poderíamos ter marcado mais pontos de inicio. Parcial do 1º período, 12–4.
O 2º período foi praticamente idêntico, aqui com algumas falhas displicentes perto do cesto, mas em termos defensivos a performance manteve o bom nível. Ao intervalo, 24–10.
 
 
 
Durante a 2ª parte nada de especial a registar, a não ser a clara diminuição do ritmo defensivo, onde só nos 3º e 4º períodos sofremos os mesmos pontos que na 1ª parte toda (10 pontos e 12 respectivamente). Parcial do 3º período 14–10 e do 4º período 16–12.
Principais notas do jogo: Estivemos muito bem defensivamente em toda a 1ª parte, temos de nos concentrar para que o mesmo nível se mantenha no jogo todo, ou na sua maior parte. No ataque, temos de ser mais pacientes em algumas situações, de forma a conseguirmos ler o jogo e aproveitar os cortes.  
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Ana Rita Machado, Catarina André, Florentina Bessa, Joana Pinto (2 pontos), Jessica Magalhães (12 pontos), Cátia Dias (16 pontos), Marta Silva (6 pontos), Ana Rita Barbosa (2 pontos), Beatriz Sousa, Ana Cristina Silva (1 ponto), A. Vanessa Gonçalves (2 pontos), C. Patrícia Ribeiro (2 pontos), Elisabete Neto (11 pontos). Treinadora: M. Regina Mota. Seccionistas: Joaquim Barbosa, Paula Ribeiro.
CADETES FEMININOS – Vitória e 1º Lugar na Prova.
 (U.A.A. Aroso 34 - Lousada A.C. 44)
As cadetes femininas deslocaram-se ao pavilhão do Aroso e alcançaram a vitória que garantiu o 1º lugar do grupo.
 A equipa do LAC entrou algo apática no jogo, estando cerca de 5 minutos sem converter pontos. Após um desconto de tempo melhoramos a atitude principalmente a nível defensivo e no final dos primeiros 10 minutos vencíamos por 8-9.
O 2º período não foi muito diferente do 1º, com algumas más leituras ofensivas o que dificultou o nosso trabalho e o intervalo chegou com 18-19 no marcador.
No 3º período assistiu-se a mais do mesmo, ou seja, duas equipas pouco esclarecidas a nível ofensivo e com um ritmo de jogo bastante baixo. Foi com “naturalidade” que ao fim de 30 minutos o marcador indicava 28-29 favorável ao LAC.
O último período acabou por ser o mais positivo, com o Lousada a aumentar a pressão defensiva, aumentando o número de contra-ataques, conseguindo assim uma vantagem final de 10 pontos (34-44). Com esta vitória o LAC garante o 1º lugar do grupo e o respectivo apuramento para o Inter-Associações.
 Destaques do jogo: O destaque positivo vai para o objectivo alcançado com a vitória e a respectiva classificação final do grupo em 1º lugar, bem como para os 36 roubos de bola que fizemos (apesar de muitas vezes não os aproveitarmos da melhor forma). O destaque negativo vai para a incrivelmente baixa percentagem de eficácia nos lançamentos de 2 pontos que apresentamos neste jogo (17/60 – 28,3%). Este número torna-se ainda mais preocupante quando cerca de 60% destes lançamentos foram realizados em situações de 1x0 em zonas muito próximas do cesto. Há que melhorar a concentração na hora de finalizar e deixarmos de ser tão displicentes quando lançamos ao cesto. Agora é hora de voltar ao trabalho para preparar da melhor forma a participação no Inter-Associações.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Joana Vaz, Luísa Morais, Andreia Silva, Márcia Pinto (15 pontos), Ana Perdigão (6 pontos), Helena Ferreira (13 pontos), C. Patrícia Ribeiro (6 pontos), Inês Pinto (2 pontos), Maria Luís M., Elisabete Neto. Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Isabel Coelho.
 
CADETES MASCULINOS – Vitória em Exibição Madura.
(Juv. Pacense 37 - Lousada A.C. 45)
Na sempre difícil deslocação ao terreno da Juventude Pacense, os cadetes masculinos do LAC conseguiram uma importante vitória, que o mantém na corrida ao Torneio Inter-Associações.
O jogo foi equilibrado na 1ª parte, com o adversário a criar imensas dificuldades e um total de lances livres convertidos de 4 em 15.
Na 2ª parte a atitude melhorou, o acerto da linha decisiva aumentou e a vantagem surgiu cedo. Durante o restante do jogo o LAC soube gerir a vantagem e manteve o sangue-frio nos momentos mais difíceis.
Para grande parte dos jogadores chegou ao fim a odisseia de 3 jogos em 3 dias, que se reflectiu e muito no seu rendimento e fez uma baixa de vulto.
Marcha do marcador: 12-12; 07-09;08-13; 10-11
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Márcio Gonçalves (12 pontos), Luís Coelho (6 pontos), Pedro Moreira, Ricardo Ferreira (8 pontos), Carlos Costa, Fábio Moreira, José D. Sousa (14 pontos), Filipe Neto (5 pontos), Nuno Pinto, Flávio Quintas, Vítor Silva, Diogo Ferreira, Rafael Ferreira, Rodrigo Matias. Treinador Principal: Prof. Luciano Caçador. Treinador Adjunto: António Vieira. Seccionista: Filipe Ferreira.
 
JUNIORES B MASCULINOS – Vitória em Excelente e Emocionante Jogo.
(Maiabasket 65 – Lousada A.C. 66)
Os Juniores B masculinos do Lousada A.C. visitaram a equipa do Maiabaasket, realizando um excelente jogo, disputado e cheio de emoção até ao último segundo, contra uma equipa com mais experiência e com uma média de estatura mais elevada, saindo vitoriosos por 1 ponto nos segundos finais.
Os jogadores do Lousada entraram bem no jogo e com vontade de vencer, demonstrando uma boa atitude defensiva e concentração ofensiva, terminando o 1º período com um parcial favorável (10-14).
No 2º período a qualidade do Basquetebol apresentado pela equipa do LAC baixou um pouco, demonstrando algumas falhas defensivas. O intervalo chegou com o resultado de 29-28, para um parcial de 19-14 neste período.
O 3º período foi o mais equilibrado, fruto da concretização de alguns lançamentos de longa distância do Maiabasket e com uma maior determinação nos ressaltos ofensivos, pondo em jogo todo os seus elementos de maior estatura, complicando a tarefa dos jogadores do Lousada, que mesmo assim se mostraram determinados em vencer o jogo, como demonstra o parcial de 15-15 alcançado neste período.
O último período foi novamente equilibrado e com grande aproximação do resultado. Os segundos finais foram de grande emoção, pois o marcador registava uma diferença de 2 pontos favoráveis ao LAC, quando faltavam jogar 16 segundos e a bola pertencia ao Maiabasket.
Os jogadores do LAC com instruções do Treinador, após desconto de tempo, para cometerem uma falta após alguns segundos e caso os jogadores do Maiabasket tentassem a penetração para o cesto (como viria a acontecer). Pois com as 5 faltas por equipa já cometidas, haveria a tentativa de 2 lançamentos livres e algum tempo ainda para atacar. Nessas tentativas de conversão dos lançamentos livres, o jogador adversário apenas converteu o 1º, falhando o 2º, permitindo assim o ressalto defensivo para a equipa do LAC, que mesmo sofrendo falta rápida e posterior tentativa de conversão dos lançamentos livres, que foram não concretizados, não deixou tempo no marcador para uma possível jogada planeada da equipa da casa.
A vitória foi justa e merecida numa partida de basquetebol muito bem disputada até ao último segundo.
Jogaram pelo Lousada A.C.: Zeca, Márcio Gonçalves, Ricardo Ferreira, Nando, José Diogo, João Meireles, Kiko, Filipe Neto e Rodrigo Matias. Treinador: Prof. Paulo Veiga, Seccionista: António Santos S.
 
INICIADOS MASCULINOS – Vitória Tranquila.
(Fides Gondobasket 32 - Lousada A.C. 98)
Na deslocação a Valbom para defrentar a equipa do Fides, os Iniciados Masculinos do Lousada A.C. impuseram a sua superioridade e venceram justamente por 66 pontos de vantagem.
Participação positiva de todos os atletas, com boa atitude na defesa, rápidas saídas em contra-ataque e com bom jogo colectivo.
Uma palavra de apresso para os familiares presentes, que como tem sido habitual marcaram presença apoiando os jovens atletas.
Parciais: 1ºPeriodo 9-24; 2ºPeriodo 13-29; 3ºPeriodo 2-29; 4ºPeriodo 8-16.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C: 4: Vasco Cunha (7Pts); 5: André Augusto (6Pts); 6: José Silva (8Pts); 7: João Lucas; 8: João Sousa; 9: Fábio Ferreira (20Pts); 10: Bruno Lacerda (7Pts); 11: João Ventuzelos (8Pts); 12: Rafael Ferreira (23Pts); 13: Bruno Ribeiro (2Pts); 14: José Ferreira (4Pts); 15: Pedro Dias (9Pts). Seccionista: José Ferreira. Estatística: José Ventuzelos. Legenda: Pts (Pontos).
 
JUNIORES FEMININOS – Vitória na Recepção ao Aroso.
(Lousada A.C. 53 – U.A.A. Aroso 40)
O jogo começou com um ritmo baixo e com ambas as equipas a apresentarem percentagens de lançamento muito baixas, o que levou a um 1º período com poucos pontos convertidos (9-8).
Os segundos 10 minutos não foram muito diferentes e o intervalo chegou com o marcador a indicar 17-13.
Na segunda parte ambas as equipas melhoraram a selecção dos seus lançamentos, aumentando assim a eficácia ofensiva. No final do 3º período o resultado era de 38-29.
O último período voltou a ser equilibrado, mas com ligeira vantagem para o LAC que assim retomou o caminho das vitórias com o marcador final a indicar 53-40. As Juniores qualificam-se assim em 1º lugar do grupo, com um “score” de 5 vitórias e apenas 1 derrota, e vão agora disputar o Inter-Associações.
 Destaques do jogo: O destaque deste jogo vai para o cumprimento dos objectivos traçados, ou seja, alcançar a vitória e proporcionar maior tempo de jogo a algumas atletas que vêem sendo menos utilizadas. Parabéns a todas pela boa prestação, mostrando uma vez mais que este grupo vale pelo seu colectivo e que, quando jogamos como equipa, conseguimos simplificar as nossas tarefas. Não se esqueçam que todas vocês têm um papel determinante na equipa e que só com a ajuda de TODAS conseguiremos superar as dificuldades da competição que se aproxima.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: Joana Sousa (3 pontos), Joana Neto, Manuela Cochat, Helena Ferreira, Márcia Pinto, Helena Gonçalves (1 ponto), Filipa Xavier (4 pontos), Vanessa Carvalho (3 pontos), Diana Ferreira (4 pontos), Mónica Costa (2 pontos), A. Raquel Tomás, Silvina Morais, Letícia Fonseca (22 pontos), Tânia N. Ribeiro (4 pontos), Paula Freire (10 pontos). Treinador: João P. Chaves, Seccionista: Elsa Marques.
 
SENIORES FEMININOS – Pouca Chama.
(Colégio Calvão 68 - Lousada A.C. 47)
Na deslocação ao Colégio Calvão, a equipa de Seniores Femininos do Lousada A.C. não esteve num bom dia, no que diz respeito à intensidade e agressividade defensiva, o que facilitou a tarefa às adversárias e ditou um resultado negativo.
Na 1ª parte muitos erros defensivos permitiram à equipa da casa a concretização de 35 pontos. A juntar a isto, a baixa eficácia ofensiva conduziu à concretização de apenas 18 pontos. Ao intervalo, registava-se 35-18 favorável ao Colégio Calvão, com uma inexplicável prestação defensiva do Lousada, com pouca chama, concentração e determinação.
Ao intervalo, foi pedida uma mudança na atitude defensiva. As atletas cumpriram e assistiu-se a uma redução da desvantagem para os 12 pontos, nos minutos iniciais do 3º período. A equipa da casa tentou equilibrar, mas o Lousada venceu o parcial (C. Calvão 10 – Lousada A.C. 14).
No início do 4º período ainda se pensou que seria possível a reviravolta, mas a a equipa da casa geriu bem a vantagem que possuía e venceu com justiça o parcial (18-10) e a partida.
Ao Lousada A.C. resta levantar a cabeça e continuar a trabalhar afincadamente nos treinos, de modo a corrigir este erros, que também fazem parte do processo de construção e crescimento desta jovem equipa.
Jogaram e marcaram pelo Lousada A.C.: A. Luísa Amorim (8 pontos), Paula Freire, Ana Maria C. (17 pontos), Joana Salselas S. (2 pontos), Sílvia Xavier, Paula Freitas (1 ponto), Stella Correia, Rita Rocha (9 pontos), Vanessa Carvalho, Letícia Fonseca (7 pontos), Catarina Fernandes, Elsa Lima (3 pontos). Treinador: Prof. Hugo Sousa, Treinador Adjunto: Pedro Santos, Seccionista: António Sousa.
 
JUNIORES B MASCULINOS – Derrota em Tarde Pouco Inspirada.
 (Lousada A.C. 45 – Guifões S.C. 52)
Os Juniores B masculinos do Lousada A.C. receberam a equipa do Guifões e saíram derrotados por 45-52, o que descreve o paupérrimo jogo efectuado pelos jogadores do Lousada, numa noite para esquecer em todos os parâmetros do jogo.
O  Lousada entrou no jogo com um ritmo lento, contra uma equipa com jogadores muito concentrados. A primeira parte do jogo foi equilibrada, como se pode observar pelos parciais do 1º e 2º período (5-10 e 11-13), para um resultado ao intervalo de 16-23.
Os 3º e 4º períodos foram de grande equilíbrio no marcador, mas os atletas da casa com muita desconcentração defensiva e baixa atitude, espírito de luta e entrega ao jogo, com erros de ataque muito infantis, não conseguiram dar a volta ao resultado final.
 Vitória da equipa do Guifões, pela atitude demonstrada ao longo do jogo, face a uma equipa do Lousada com um jogo muito fraco e com alguns rasgos de fadiga nos seus atletas.
Jogaram pelo Lousada A.C.: Zeca, Diogo Ferreira, Márcio Gonçalves, Ricardo Ferreira, Nando, José Diogo, João Meireles, Kiko, Filipe Neto, Carlos Costa e Rodrigo Matias. Treinador: Prof. Paulo Veiga, Seccionista: Sr. Santos Sousa.
 
PRÓXIMA JORNADA
Cadetes Masculinos: Lousada A.C. X Paroquial O.D. – 27 Janeiro às 20h45 Pav. Municipal de Lousada;
Cadetes Masculinos: Lousada A.C. X C.A.A. Salesianos – 30 Janeiro às 14h45 Pav. Municipal de Lousada;
Seniores Femininos: Lousada A.C. X A.D. Ovarense – 30 Janeiro às 16h45 Pav. Municipal de Lousada;
Seniores Masculinos: Diogo Cão X Lousada A.C. – 30 Janeiro às 21h00 D. Agr. Escolas D. Cão;
Iniciados Masculinos: Paroquial O.D. X Lousada A.C. – 31 Janeiro às 9h00 Pav. Municipal de Gaia;
Juniores B Masculinos: Académico F.C. X Lousada A.C. – 31 Janeiro às 11h00 Pav. Académico F.C.;
Iniciados Femininos: Olivais Coimbra X Lousada A.C. – 31 Janeiro às 11h30 Pav. Eng. Augusto Correia.