Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

“Fim-de-semana gastronómico” de Lousada com cabrito e sopa seca

 

Dias 1 e 2 de Maio nos restaurantes aderentes

 

No dia 27 foram apresentados os “Fim-de-Semana Gastronómicos de Lousada” na Loja do Turismo da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em Santiago de Compostela.

No próximo fim-de-semana, dias 1 e 2, coincidindo com o Dia da Mãe,  nove restaurantes de Lousada sugerem para a refeição cabrito assado com arroz do forno e de sobremesa sopa seca, acompanhado dos vinhos verdes e espumantes produzidos em Lousada.

“Esta é a nossa loja, esta também a loja de Lousada onde hoje é possível provar as especialidades que trouxeram tendo como principal finalidade divulgar o vosso concelho, convidando a uma visita por um concelho cheio de encantos”- palavras do Presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Dr. Melchior Moreira.

 

 

Foram ainda mencionados alguns dos pontos fortes de Lousada como a Rota do Românico do Vale do Sousa, uma extensa agenda cultural com a realização de iniciativas que atraem centenas de visitantes como o Festival das Camélias, a Feira de Negócios e Oportunidades de Emprego, o Festival das Artes do Espectáculo -FOLIA- que decorre até ao dia 8 de Maio.

Para o Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Jorge Magalhães, “Lousada agradece todo o apoio da Entidade de Turismo na divulgação do concelho. Partilhamos esta dinâmica na promoção do turismo por entendermos que este é um dos pontos fundamentais para a criação de riqueza e emprego em Lousada e na região”.

O autarca reiterou o convite a visitarem Lousada mencionando algumas parcerias já existentes com Espanha, em particular com a Federação Galega de Ténis sendo Lousada a sede do Ténis Atlântico.

A apresentação na Loja de Santiago de Compostela contou ainda com a actuação da jovem fadista lousadense, Mélanie, cuja voz fez concentrar muitos caminhantes que passavam e paravam para apreciar o canto à saudade e ao amor.

No final, os restaurantes aderentes efectuaram uma prova de degustação com produtos confeccionados em Lousada, onde se incluía o cabrito assado, os rojões, os bolinhos de bacalhau, as pataniscas, o polvo, a broa e como sobremesa o pão-de-ló e os beijinhos de amor. A acompanhar os vinhos verdes de Lousada e os espumantes fizeram as delícias dos presentes.

Lousada associa-se à iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal que decorre desde o início do ano e envolve 60 municípios do norte.

Os interessados devem escolher optar pela Quinta de Cedovezas, Quinta do Caseiro, Visconde, Estrada Real, Vale do Sousa, Brazão, Tico Tico, Petisqueira Moura e Casa de Sedoura.

As acções promovidas pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal culminam com o I Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal, nos dias 28 e 29 de Maio. Entre os dias 21 e 30 de Maio vai decorrer a I Feira de Gastronomia e Vinhos a Norte. Ambas as iniciativas têm lugar no edifício da Alfândega do Porto.