Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Amarante institui o Dia Amarantino do Ostomizado a 26 de outubro

Trata-se de algo inédito e que se espera que seja replicado por outros municípios. A 26 de outubro, Amarante assinala, pela primeira vez em Portugal, o Dia Amarantino do Ostomizado.

Dados oficiais, embora não reais, apontam para 18 mil pessoas ostomizadas em Portugal. São 211 os utentes ostomizados no ACES Baixo Tâmega, 69 em Amarante – números que estão em franco crescimento.

De 26 de outubro a 10 de dezembro, o Município de Amarante leva a cabo, pelo segundo ano consecutivo, a campanha "Amarante de Igual para Igual".

Tendo por base as temáticas da igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência, esta campanha pretende promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual.

A sessão de abertura da campanha, tem lugar a 26 de outubro, pelas 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante.

Segue-se a inauguração da exposição a Igualdade está na Rua, que traduzirá o trabalho dos/as utentes das instituições particulares de solidariedade social do concelho, em torno dos princípios da Igualdade, Cidadania e não Discriminação.

Neste dia será também instituído oficialmente o dia 26 de outubro, como o Dia Amarantino do Ostomizado, pretendendo a Associação ANOXV* disseminar este dia ao nível nacional, contagiando outros municípios.

Será, ainda, inaugurada a primeira casa de banho do norte e segunda do país para Ostomizados.

*A ANOXV, Associação Nacional de Ostomizados, fundada a 1 de junho de 2015, em Amarante, pretende uma sociedade onde as pessoas ostomizadas são universalmente aceites, integradas e apoiadas. Para tal, a ANOXV procura promover apoio personalizado aos ostomizados, familiares e cuidadores, fomentar a partilha de experiências, divulgar a informação necessária para a sua (re)integração social.

Outro grande objetivo da ANOXV prende-se com a sensibilização e desmistificação junto da sociedade civil. Grande parte da população desconhece por completo a patologia em causa, nesse sentido, a ANOXV pretende desbravar caminho, já que, só a aceitação da população permitirá a (re)integração dos ostomizados.

"Com o intuito de cumprir com os nossos objetivos, a ANOXV e a Câmara Municipal de Amarante  implementaram o Dia Amarantino (Municipal) do Ostomizado, a celebrar a 26 de Outubro, sendo que Amarante é o primeiro município, em Portugal, com esta iniciativa. A nossa pretensão, para o futuro, será alargar a iniciativa a outros municípios, e, quiçá, vir a instituir o Dia Nacional do Ostomizado em Portugal", explica Léa Pinheiro, Presidente da associação.

A ANOXV vai celebrar, anualmente, esse dia através de iniciativas diversificadas. A iniciativa para o presente ano, é a inauguração das Primeiras Instalações sanitárias para Ostomizados no Norte do País, uma iniciativa levada a cabo através de uma parceria entre a Associação e o ACES Baixo Tâmega - Centro de Saúde de Amarante.  

CM Amarante