Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Amarante: José Luís Gaspar reúne com José Soeiro, Deputado do BE

Reunião com o Deputado José Soeiro_1.jpgO Presidente da Câmara Municipal reuniu, em Amarante, com o Deputado José Soeiro, no sentido de sensibilizar o Bloco de Esquerda para a situação do Externato de Vila Meã, nomeadamente no que respeita à inexistência de serviço público naquela área do Concelho de Amarante, facto que está na base da posição assumida pelo Município contra a exclusão do Externato de Vila Meã das listagens de colégios com contratos de associação do Ministério da Educação.

Acompanhado pelo Vice-presidente, Jorge Mendes, e pelos Vereadores André Magalhães e Lucinda Fonseca - responsável pelo pelouro da Educação – José Luís Gaspar manifestou o seu desagrado face à decisão unilateral do Ministério, que prevê o encaminhamento dos alunos do concelho para as escolas de Lousada e do Marco de Canaveses. Alertou ainda para as consequências de uma decisão que surgiu de forma inesperada, que põe em causa, a breve prazo, a sobrevivência do Externato, com impactos muito negativos para Vila Meã e Amarante, não só em termos educativos mas também sociais e económicos.

O Presidente da Câmara Municipal reforçou que Amarante nunca reivindicou uma escola pública para a zona de Vila Meã (uma das mais populosas do concelho), pelo simples facto de o Externato cumprir, de forma exemplar, esta função, com investimentos estruturais recentes e clara poupança para o sistema público.

Na reunião foram ainda abordados outros dois assuntos que são preocupações comuns: a situação atual do processo da Barragem de Fridão e também da Orquestra do Norte.

GAT Amarante