Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Animação de Natal chega à Vila de Lousada

Atividades de Natal 2014.jpg

 Mês repleto de atividades

 

O mês de dezembro vai contar com muita animação por todo o concelho, nomeadamente no centro da Vila onde vão realizar-se diversas atividades.

A partir de dia 1, segunda-feira, é ligada a iluminação de Natal e música ambiente nas principais ruas do centro da Vila, que vai permanecer até dia 5 de janeiro.

Até dia 15, segunda-feira vai estar patente o XX Concurso de Montras de Natal, destinado ao comércio local, estando todas as lojas do centro da Vila automaticamente inscritas. Um outro concurso vai também decorrer, até dia 19, que passa pela III edição do “Natal em minha casa”, em que é dada a oportunidade dos moradores de Lousada podem concorrer através de fotografias mostrando como é vivido o Natal em suas casas. Quem pretender participar na votação deve fazê-lo entre os dias 20 e 28 de dezembro.

Música e comércio vão animar ruas da vila

A Música sai à Rua é mais uma das tradicionais iniciativas desta época, em que alunos e professores do Conservatório do Vale do Sousa fazem apresentações em vários locais do centro da vila, sempre ao ar livre. Por isso quem passar por Lousada pode ser surpreendido entre os dias 6 e 16 de dezembro.

Entre os dias 6 e 8, de sábado a segunda-feira, vai realizar-se a primeira edição do VilaMarket, na Avenida Senhor dos Aflitos. Nesta iniciativa, que tem como finalidade a promoção do comércio local, pode ser encontrado vestuário, calçado e acessórios, com produtos de grandes marcas a preços convidativos com descontos que podem atingir os 70%. A entrada é livre.

A gastronomia vai estar em destaque entre os dias 11 e 14, quinta-feira a domingo com os Sabores de Inverno na Avenida Senhor dos Aflitos. Este evento realiza-se pela primeira vez e tem como parceiro o Externato Senhora do Carmo. O certame conta com uma componente comercial onde os visitantes poderão adquirir fumeiro, vinhos e queijos regionais e com animação de alguns grupos locais.

Com o aproximar da noite da Consoada vai realizar-se mais uma Feirinha de Natal, onde pode ser encontrado artesanato e produtos locais, como tem acontecido em anos anteriores. A iniciativa vai realizar-se de 17 a 23 de dezembro. O principal objetivo é promover as artes e ofícios tradicionais do concelho de Lousada, aliando a temática da época natalícia, potenciando desta forma a economia local. A Feirinha decorre todos os dias das 18h00 até às 24h00, com exceção do fim de semana, onde nesses dias iniciará às 15h00.

Tradições de Natal com Presépio ao Vivo

O Presépio ao Vivo, que mais uma vez se realiza, no Monte Senhor dos Aflitos, conta com a participação de várias instituições do concelho que vão apresentar quadros alusivos ao Natal e a todo o passado cristão, onde as pessoas vestidas a rigor e de acordo com as práticas sociais da época, vão representar o imaginário das culturas hebraica e romana e cenários bíblicos.

De destacar que o valor simbólico cobrado para a entrada reverte para as instituições participantes. O horário em que este Presépio ao Vivo pode ser visitado é das 18h00 às 21h00 no dia de abertura. Nos dias 20 e 21 entre as 15h00 e as19h00 e entre as 20h00 e as 23h00. No dia 26, o horário de funcionamento é das 15h00 às19h00.

No dia 21, domingo, o centro da Vila volta a encher-se para a Caminhada Solidária do Pai Natal para angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a partir das 15h00. Também na tarde de dia 21 chega o Pai Natal a Lousada para presentear os mais novos com brindes e guloseimas. Esta atividade vai decorrer entre as 15h00 e as 17h00.

As festividades em Lousada relativas a esta época terminam no dia 26 de dezembro, com a XX Feira do Cavalo no Complexo Desportivo, junto à Rotunda do Cavalo. Este é também o dia em que se realiza a tradicional Feira das Oitavas.

 

 

CM Lousada