Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

APOSTAR EM MERCADOS COM CRESCIMENTO CONTÍNUO É O OBJETIVO DO TÂMEGA E SOUSA

MERCADO COLOMBIANO É UMA OPORTUNIDADE PARA O TA

O Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) quer apoiar os empresários na internacionalização, apontando-lhes mercados com crescimento contínuo. Nuno Fonseca, presidente do CETS, abriu a sessão de Capacitação sobre a Colômbia que contou com a presença do Embaixador da Colômbia em Portugal, Germán Santamaría Barragá, e explicou o percurso que tem sido traçado pelo organismo que preside no sentido de incentivar a internacionalização e conseguir com esta bons resultados. Polónia, China (Guizhou), Moçambique e Colômbia são os mercados estratégicos, neste momento na mira do CETS, com o projeto tams.

“Haciendo Negocios en Colombia” foi o desafio lançado na sessão organizada em Felgueiras, durante a qual José Marques da Silva, CEO da Finance XXI, indicou os motivos pelos quais os empresários devem escolher este destino como mercado para a sua internacionalização: “É o 2º país mais populoso da América Latina, com mais de 48 milhões de habitantes – com poder de compra. Metade da população é da classe média. Neste últimos 15 anos, o país não parou de crescer e na última década duplicou o seu PIB per capita, transformando-se na 4ª maior economia da América Latina”, afirmou o CEO.

Portugal tem produto para o mercado colombiano que está ávido de metais de consumo e suas obras, de calçado, mobiliário, vinhos, construção civil e seus materiais e o têxtil e vestuário. Até outubro os empresários portugueses já exportaram 52,2 milhões de euros, mas José Marques da Silva está convencido ser possível duplicar o valor. O CEO da Finance XXI apresentou ontem um estudo de acesso ao mercado que poderá ser determinante para este crescimento: “Doing Business 2016 – Haciendo Negocios en Colombia”.  

A sessão contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa – CIM-TS, Gonçalo Rocha e com os testemunhos dos CEO´s da Nobrand, Sérgio Cunha, e Mordomus – Luís Pinto.

Assessoria de Imprensa

Isabel Martins