Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Bombeiros de Lousada assinalam 90 anos

 

90.º anos BVLa.jpgA Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada (AHBVL) comemorou o 90.º aniversário no domingo, dia 19 de junho.

A cerimónia oficial contou com a presença de várias entidades, com destaque para a Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Isabel Oneto.

As comemorações tiveram início com a romagem aos cemitérios onde estão sepultados bombeiros, seguindo-se a missa solene que teve lugar na Capela do Senhor dos Aflitos.

Um dos pontos altos da tarde foi a bênção das viaturas recentemente adquiridas. No total foram cinco veículos adquiridos com o apoio financeiros de empresários lousadenses, também presentes, bem como uma viatura de socorro oferecida pela Câmara Municipal e um carro de desencarceramento apadrinhada pela direção de 2008/2009. A tarde terminou com o desfile apeado e motorizado.

Na sessão solene o Comandante da Corporação, Eng. Albano Teixeira, começou por agradecer a todos os que desempenham tarefas na instituição, salientando as Distinções Honoríficas e Distinções de Reconhecimento que foram entregues nessa tarde.

Na sua intervenção o Comandante destacou ainda “a honra, glória e missão, que são os três valores da corporação do Bombeiros Voluntários de Lousada, cujo trabalho desenvolvido não seria possível sem a disponibilidade total de todos”. O Eng. Albano Teixeira teve ainda a oportunidade de deixar as linhas orientadoras para o futuro, que passam por “dar continuidade ao ensinamento e princípios e ao progresso associado ao crescimento”.

O Presidente da Direção da AHBVL, Antero Correia, destacou, igualmente, o trabalho desenvolvido pelos bombeiros da corporação. Nesse sentido afirmou que “a população espera, porque assim a habituámos, uma atenção eficaz, célere e zelosa. E tudo isto só se consegue com grande disponibilidade e uma formação contínua. E, por tudo isto, apostamos na formação dos nossos bombeiros”.

Antero Correia teve ainda a oportunidade de anunciar que “o quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada será, em breve, uma realidade diferente daquela que hoje conhecemos, na medida em que há a intenção de remodelar, ampliar e adaptar as instalações para os tempos atuais e futuros”.

No final da sua intervenção deixou um agradecimento especial à Câmara Municipal e aos empresários que contribuíram para a aquisição das viaturas de socorro.

 

Câmara implementa incentivos para bombeiros

O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, destacou a importância do trabalho de todos os bombeiros para a comunidade local.

No sentido de reforçar a homenagem Presidente da autarquia afirmou que foram implementadas algumas medidas, cuja finalidade é incentivar e agradecer todo o trabalho dos Bombeiros Voluntários de Lousada. Assim, “este ano decidimos criar isenções nas tarifas de disponibilidade de água, saneamento e resíduos para todos os elementos do quadro ativo, uma medida já em vigor”.

O Dr. Pedro Machado teve ainda a oportunidade de defender “uma alteração legislativa para que o Município possa ir mais longe, concedendo isenções de IMI para a habitação própria e permanente dos bombeiros voluntários do quadro ativo”.

Pelo facto de estar presente a Secretária de Estado da Administração Interna o autarca sugeriu ainda que seja realizada “uma alteração legislativa no que concerne à aplicação de bonificações ao nível do IRS para os soldados da paz, na medida em que todos os contributos são poucos para quem arrisca a própria vida a ajudar o próximo”.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Isabel Oneto, salientou que existem novos desafios, na medida em que a Proteção Civil é um pilar essencial do desenvolvimento da sociedade, sendo a qualificação dos bombeiros de extrema importância pois devemos proteger quem nos protege. “Para que tudo seja possível é também importante o bom relacionamento existente entre a corporação dos Bombeiros Voluntários de Lousada e a autarquia, permitindo o funcionamento equilibrado da Proteção Civil, que previne, planeia e minimiza os incidentes” – defendeu a Secretária de Estado.

 

Bombeiro D`Ouro juntou milhares no dia 12

Ainda no seguimento destas comemorações no dia 12 teve lugar o evento Bombeiro D`Ouro com a realização do 1.º Encontro de Escolinhas de Bombeiros, contando com a presença de diversas corporações.

 CM Lousada