Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Câmara Municipal de Amarante atribui Medalha de Honra do Município a Ricardo Carvalho

RC_FOTO_FPF.jpgA Câmara de Amarante deliberou atribuir, por proposta do Presidente da autarquia e após parecer unânime da Comissão Municipal de Atribuição de Medalhas, a Medalha de Honra do Município ao jogador amarantino Ricardo Carvalho, que integrou a equipa da seleção nacional que conquistou a, 10 de julho, o Campeonato da Europa de Futebol.

Para José Luís Gaspar o atleta amarantino “é uma referência para Amarante e para Portugal. Ricardo Carvalho é um atleta de elite de uma modalidade considerada como o desporto rei que, seguramente, servirá de exemplo em termos sociais e desportivos para muitos dos nossos jovens.”

O Presidente da autarquia reiterou, ainda “considero que, com a conquista do Campeonato da Europa, é chegado o momento oportuno e sobretudo justo de prestar tributo a um desportista com um vasto palmarés que, nas suas aparições públicas, faz questão de mencionar as suas origens.”

Ricardo Carvalho iniciou a sua notável carreira futebolística no Amarante Futebol Clube e cedo atraiu a atenção do Futebol Clube do Porto e, em 1996, ingressou nas categorias de base do clube. Entre 1997 e 2001 foi emprestado ao Leça, Vitória de Setúbal e FC Alverca.

Ao serviço do Futebol Clube do Porto conquistou, na época de 2002-2003, o primeiro campeonato português e Taça UEFA, atualmente designada por Liga Europa. Na época desportiva seguinte, conquistou o segundo título nacional consecutivo e a Liga dos Campeões (2003-2004), na qual também foi eleito melhor defesa.

Em julho de 2004, transferiu-se para o Chelsea, por trinta milhões de euros. Neste clube venceu, nas duas primeiras épocas, o Campeonato Inglês. Ajudou ainda o clube a alcançar a final da Liga dos Campeões em 2008, uma posição inédita na história do Chelsea. No mesmo ano foi votado pelos colegas de clube como o "Jogador do Ano de 2008".

Em agosto de 2010, após seis anos no Chelsea, transferiu-se para o Real Madrid e, em 2013, continuou a espalhar a sua imensa classe no Mónaco onde esteve até ao final da época ora finda.

Iniciou o seu percurso na Seleção Nacional em 11 de outubro de 2003, num particular contra a Albânia. Representou Portugal nos Campeonatos da Europa de 2004 e 2008 e nos Campeonatos do Mundo de 2006 e 2010.

A 5 de julho de 2004 foi feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. A 11 de julho de 2016 foi condecorado por sua Excelência o Presidente da República com Ordem do Mérito, com o grau mais elevado, o de Comendador.

GAT Comunicação

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.