Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale do Sousa em Destaque

Castelo de Paiva - Felgueiras - Lousada - Paços de Ferreira - Paredes - Penafiel

Castelo de Paiva contabilizou mais um sucesso com as festas de S. João 2015

Marcha da Frutuária 2015.JPG

 MARCHAS POPULARES E PEDRO ABRUNHOSA PROTAGONIZARAM ENCHENTE

· Sardinha assada, vinho verde e muita animação dominaram a tarde de ontem

 

Com um tempo excelente por toda a região, este foi um S. João fantástico e a merecer distinção…num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia de Castelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2015, manifestação popular que ontem terminou em grande, num momento único de saudável convivialidade e que fez o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.

 

Por terras de Paiva, a tradição ainda se mantém e a população paivense preparou-se a preceito, uma vez mais, para comemorar com muita animação, as Festas de S. João, uma iniciativa que desde 1998, constitui um interessante “ atractivo “ e prelúdio para a Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, no primeiro fim de semana de Julho, um certame de dimensão nacional e reconhecida qualidade, orientado para a valorização da produção vitícola do concelho e para a consagração do melhor e mais conhecido produto agrícola de Castelo de Paiva.

Voltando a registar uma fortíssima adesão popular, as Festas São Joaninas superaram as expectativas dos responsáveis municipais e voltaram a atrair milhares de visitantes, todos em busca da diversão, da animação musical, das marchas populares, da gastronomia local e do bom vinho verde e da sardinha assada.

Manifestação popular que se realiza desde 1969, o S. João de Castelo de Paiva é considerado o de maior tradição na região e para o confirmar não faltaram os habituais atractivos, evidenciados num programa ambicioso e diferente proposto pela edilidade paivense, presidida por Gonçalo Rocha, que cativou e entusiasmou a população local e os visitantes.

Concerto brutal de Pedro Abrunhosa

A música popular, as bandas de música, os grupos musicais do concelho, as marchas populares foram participações que estiveram asseguradas num evento festivo que não podia passar sem as tradicionais barracas de “ comes e bebes “, os divertimentos mecânicos, os bailaricos, a animação de rua e a típica festa da sardinha assada e vinho verde, que a autarquia distribuiu gratuitamente à população, no final da tarde de ontem, dia de Feriado Municipal, ao mesmo tempo que os mais afoitos, sem medo do sol abrasador que se fez sentir nestes dias , não se fizeram rogados a um pezinho de dança ao som do excelente espectáculo do Agrupamento Nova Som Band, na Praça da Independência.

Depois do Desfile das Marchas Séniores no centro da vila, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva no âmbito do projecto MICAS, com a participação de mais de 350 utentes e funcionários de 12 instituições de solidariedade social ( Centro Social de Real, Santa Casa da Misericordia de Arouca, APPACDM de Sabariz, Santa Casa da Misericórdia da Trofa, Centro Social de Sardoura, Centrum F de Fornos, Centro Social do Couro Mineiro do Pejão, ARPIP de Pedorido, Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras, Centro Social de Cepelos – Vale de Cambra, Centro Social de Souselo – Cinfães e Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva ) as festas, promovidas pela Câmara Municipal, continuaram na manhã de terça feira, com muita animação, realizando-se com grande entusiasmo e adesão, as Marchas Populares Infantis, no Largo do Conde, evoluindo pela zona central mais de 1500 crianças, oriundas das escolas, jardins de infância e IPSS’s do concelho.

Os festejos de S. João prosseguiram com animação musical, e na véspera de Feriado Municipal, a noite orientou para a folia e folguedo, e as Marchas Populares voltaram a ser o ponto alto dos festejos de S. João em terras de Paiva, levando a população ao rubro com as fantásticas representações de Fonte, Frutuária, Vale da Rua e Gração, as quatro marchas que tiveram oportunidade de evoluir na zona do Largo do Conde, a sala de visitas da urbe paivense.

Como sempre, a música, as letras, os arcos e os coloridos dos trajes são aspectos que não são deixados ao acaso e continuam envoltos em secretismo até ao momento do grandioso desfile pelas engalanadas ruas da Vila, um momento único destas festas que consagram o S. João no município paivense, o grande cartaz desta manifestação popular que as gentes de Castelo de Paiva acarinham há quase cinco décadas.

Pela noite dentro, depois do desfile das Marchas Populares, e porque o momento continua a potenciar a folia e a diversão, foi brutal o concerto do portuense Pedro Abrunhosa, que arrastou milhares de fãs até Castelo de Paiva, seguindo-se a “DJ’s Party” até às tantas da madrugada, não sem antes ser realizado um vistoso espectáculo pirotécnico, com mais de meia – hora de duração.

Animação e Sardinhada para toda a população

No dia de ontem, Feriado Municipal, destacou-se o sempre apreciado concerto musical, realizado durante a tarde e este ano protagonizado pela Banda Marcial de Fornos, seguindo-se pela tarde fora, um excelente espectáculo de música de baile e tradicional portuguesa com o Agrupamento Musical Nova Som Band, que potenciou um animado bailarico no centro da vila e abriram o programa para a folia e reinação e, ao final da tarde, no espaço do Largo do Conde, teve lugar a Festa da Sardinha Assada, com mais de 400 quilos distribuída gratuitamente a toda a população e visitantes, que sempre respondem ao convite municipal para um salutar e saudável convívio gastronómico, onde o afamado vinho verde também faz as delicias dos apreciadores.

Em época de Santos Populares, quem manda em Castelo de Paiva ainda continua a ser o S. João, num ritual festivo que continua a ser do povo e para o povo, tendo o presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, orgulhoso pela boa organização e boa adesão conseguida, apresentado um balanço bastante positivo destas festas, ao mesmo tempo que deixa o convite para uma nova manifestação popular já no primeiro fim de semana de Julho, agora que estamos a poucos dias da grande loucura que é a Feira do Vinho Verde, um certame de grandeza nacional, que a população paivense tanto acarinha e que a autarquia se orgulha de promover.

 

 

Carlos Oliveira

Assessor de Imprensa

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas